A Semana



Suzano faz cadastro de 177 taxistas para auxílio federal

A Prefeitura de Suzano realizou o cadastramento de 177 motoristas de táxi para que possam receber o “Benefício Taxista”, que será pago pelo governo federal. Agora, as informações serão avaliadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência por meio de cruzamento de dados do programa Dataprev, empresa de tecnologia do Poder Executivo nacional.

De acordo com a Emenda Constitucional 123, de 14 de julho de 2022, cada taxista, seja ele titular ou auxiliar do alvará de funcionamento para a atividade, poderá receber parcelas do auxílio emergencial de, no máximo, R$ 1 mil. O benefício vale até dezembro e será destinado aos profissionais registrados na prefeitura até o dia 31 de maio, e que tenham os documentos de CNH e CPF em dia. Aqueles que exercem esta atividade, mas se registraram após esta data não terão direito.

A medida é uma forma de o governo federal compensar a categoria, assim como fez com os caminhoneiros, em relação aos altos preços dos combustíveis. Os benefícios vão começar a ser pagos em 16 de agosto.

Vale lembrar que o cadastro não garante o pagamento do benefício, uma vez que a concessão do benefício é de responsabilidade do governo federal. “O que nós fizemos foi transmitir ao ministério a relação de profissionais inscritos para receber o benefício. Toda a documentação será avaliada para saber se o taxista é elegível, ou não, para receber as parcelas”, explicou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo.

O pagamento das parcelas deve ser feito pela Caixa Econômica Federal, por meio do aplicativo para smartphone “Caixa Aqui”. A parcela que for creditada na conta, mas que não for movimentada no prazo de até 90 dias, vai retornar, automaticamente, para os cofres da União.

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo