A Semana



Projeto que cria programa de defesa pessoal para mulheres é aprovado

Lei institui aulas gratuitas de autodefesa e comportamento preventivo

Em sessão ordinária realizada na quarta-feira (15), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei nº 66/2025, que cria o Programa Municipal de Defesa Pessoal e Comportamento Defensivo para Mulheres. A proposta, de autoria da vereadora Priscila Yamagami e do vereador Johnross , tem como objetivo oferecer aulas gratuitas de autodefesa em escolas, parques e outros espaços públicos da cidade.
“Essa iniciativa ajudará muitas mulheres e será uma enorme conquista. Uma vez, no trânsito de São Paulo, sozinha no meu carro, vi um movimento de três homens vindo na minha direção. A minha postura foi de medo. Porém, abri o peito e os encarei. Para minha surpresa, eles passaram meu carro e assaltaram uma mulher atrás. Isso acontece todos os dias com as mulheres. É sobre isso que trata o projeto. Técnicas podem nos dar atenção plena, segurança e leitura apropriada de ambientes”, destacou Priscila Yamagami durante a votação.
O vereador Johnross também elogiou a iniciativa. “As melhores políticas públicas são aquelas que tocam nos problemas reais. Como homem, preciso reconhecer a sensibilidade da vereadora Priscila e da prefeita Mara. A defesa pessoal feminina, infelizmente, é necessária devido a vários ciclos de violência aos quais as mulheres são submetidas, inclusive no ambiente doméstico”, afirmou.
O programa tem como foco capacitar mulheres de todas as idades com técnicas de defesa e comportamento preventivo, priorizando aquelas em situação de vulnerabilidade social e econômica. Além de reforçar a autoconfiança e a segurança em situações de risco, o projeto também busca estimular a autonomia e o empoderamento feminino.
A proposta autoriza o Poder Executivo a firmar parcerias com academias, universidades, ONGs (Organizações Não Governamentais) e entidades de ensino para a execução das aulas. Durante a votação, foi aprovada uma emenda supressiva apresentada pela própria vereadora Priscila, que retirou alguns artigos do texto original para adequação jurídica sugerida pela Procuradoria Legislativa.

Proposta foi de autoria da vereadora Priscila Yamagami e do vereador Johnross

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo