A Semana



Filme mogiano vence prêmios em festival internacional de cinema 

O curta-metragem ‘Nunca Estarei Lá`, dirigido pelo mogiano Rodrigo Campos, mesmo diretor de ‘Serráqueos’, foi laureado com os prêmios de Melhor Curta-Metragem Nacional e Melhor Roteiro no 8º Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás, o ‘Digo’, realizado entre os dias 27 e 30 de julho no Cine Teatro Zabriskie, em Goiânia. 

Produzido com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Mogi das Cruzes, o filme tem percorrido por todas as regiões do Brasil em 16 festivais e mostras entre 2022 e 2023, sendo que três delas ultrapassaram o Atlântico, levando o curta para a Espanha, Polônia e Portugal, este último onde foi exibido em rede nacional de televisão aberta. 

Na mostra de Goiás, ‘Nunca Estarei Lá’ competiu com outras oito produções, com destaque para ‘Fantasma Neon’, de Leonardo Martinelli e ‘Adão, Eva e o Fruto Proibido’, de Danny Barbosa, que colecionam diversos prêmios nacionais e internacionais. Para Rodrigo Campos, “ganhar dois prêmios em um festival tão importante como o ‘Digo’, por ser um evento internacional e de referência sobre a temática LGBTQIAP+, além de competir -com outros curtas amplamente premiados, chancela a produção como de alto nível”.

Lançado em outubro de 2022, o curta conta a história de três jovens solitários residentes no centro da cidade de São Paulo: Ana (Michelle Rodrigues), Gabi (Julliana Gerais) e Lucas (Andre Lu). Com a influência das mídias digitais, a vida dos três se cruzam sob o contexto das eleições presidenciais de 2018, em uma ficção cuja temática trabalha a diversidade sexual e de gênero, bem como dilemas sociais e políticos frente à digitalização das relações do cotidiano, trazendo uma grande reviravolta ao final. 

Com roteiro escrito por Rodrigo em parceria com Tomás Fleck, a produção contou com 60% dos participantes do Alto Tietê, com grande parte do financiamento vindo da LIC. “Conseguir alcançar um lugar desses é muito relevante e gratificante para nós do cinema da região, que sabe o quanto é difícil chegar”, acrescentou o cineasta.

Dentre os artistas regionais, podem ser listados a fotógrafa Lethicia Galo e a designer gráfico Diana Santos; trilha sonora original com a música ‘Voraz’ composta pela mogiana Valéria Custódio, além de outros temas com músicas de Sarah Key, Khalil Magno e das bandas Questions, Radioviernes e Continue; e metade do elenco de apoio e figuração também composto por atores e artistas de Mogi e região.

Atualmente, o diretor trabalha em outras duas produções centrais, o ‘Tietê: Águas Verdadeiras’, em um documentário longa-metragem que se propõe a investigar o Rio Tietê até a divisa entre Mogi e Suzano, e o curta de ficção ‘Abelha Rainha’, que contará a histórias de jovens que vivem no interior paulista. 

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo