A Semana



Educomunicação é destaque na programação regional do Dia Mundial da Criatividade

A educomunicadora Suéller Costa levará a Educomunicação (conceito e práticas) à programação do “Dia Mundial da Criatividade”, que será realizado entre os dias 20, 21 e 22 de abril, reunindo uma série de atividades educativas, culturais, artísticas, históricas, dentre outras. Na região, o evento ocorrerá nas cidades de Suzano, Poá e Guararema. As atrações serão híbridas, presenciais e virtuais, e se estendem pela manhã, tarde e noite. Para participar, é preciso se inscrever nos links oficiais (https://www.worldcreativityday.com/brazil) . Haverá certificação para os que acompanharem.
A professora, jornalista e pesquisadora estará envolvida nas atividades das três cidades. Na oportunidade, abordará suas experiências na área que tem se destacado nacionalmente, em especial, no período pandêmico, quando o uso das mídias e tecnologias em seus projetos junto ao público estudantil a presenteou com várias premiações na área da Educação. Para se ter uma ideia, em 2021 foi finalista em quatro e semifinalista em dois. Recentemente, as suas práticas a levaram ao Anuário Brasileiro de Educomunicação, elencando a publicação que destaca o trabalho de outros 24 educomunicadores do Brasil.

Para conhecer essa trajetória, e, sobretudo, o campo que impulsiona a estudiosa em suas áreas de atuação (comunicação e educação), inscreva-se e acompanhe a programação. Sua estreia começa na quarta-feira (20/04), em Suzano, com a seção Play, com a temática “Educomunicando”. Ela abordará o conceito, ilustrando-o por meio de seus trabalhos realizados junto ao público infantojuvenil, com o qual incentiva a produção autoral pelas mídias e tecnologias. Destaca sua participação em projetos regionais, vivência importante para sua formação.

Educomunicadora preparou uma trilha com três lives explicando o conceito e práticas sobre a área que tem a impulsionado nos últimos anos

Em seguida, na quinta-feira (21/04) , estará ao vivo, às 19 horas, em live transmitida pela equipe de Poá. Com a temática “Educom Alto Tietê – Mídias e tecnologias no cenário educativo”, irá destacar a potencialidade dessas linguagens para estimular a expressão comunicativa, criativa, crítica e colaborativa entre crianças, adolescentes e jovens, que, pelo direito à comunicação, mobilizam os cenários onde estão inseridos quando são incentivados na construção de canais informativos estudantis.

A educomunicadora encerra a sua participação em Guararema, com live, às 19 horas. Ela contará suas experiências junto à rede de ensino, onde atua como professora de Língua Inglesa. Tendo a Educomunicação como norteadora de seu fazer docente, destacará como a comunicação aliada à educação tem mobilizado suas turmas do Ensino Fundamental, que envolvem crianças de 6 a 10 anos. Com eles, tem incentivado a produção autoral, pelas mídias e tecnologias, sobre diversos temas. Ao longo de dois anos, foram diversos trabalhos, produzidos em português e inglês, que culminaram no projeto English Club, que tem como propósito incentivar o ensino e aprendizado do idioma sob a perspectiva educomunicativa.

Segundo a pesquisadora, o evento é uma oportunidade para evidenciar o seu trabalho e se conectar com outros profissionais que também atuam no segmento ou se interessam em conhecê-lo. “Preparar esta tilha sobre Educomunicação foi uma oportunidade para que a nossa região explore esta temática e conheça sua potencialidade em diferentes contextos, sobretudo, no educacional – tanto formal quanto não formal e informal – , e, inclusive, junto às infâncias e juventudes, que é o meu público-alvo. Acredito que o direito à comunicação, o incentivo à produção autoral, à expressividade comunicativa entre crianças e adolescentes é um dos caminhos para o incentivo à leitura de mundo, à participação cívica, à conscientização crítica frente às realidades e a inserção consciente na sociedade”, finaliza.

Dia Mundial da Criatividade
O World Creativity Day (nome original) é o maior festival colaborativo de criatividade do mundo. Anualmente, mobiliza educadores, empreendedores, líderes, influenciadores digitais e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação e sustentabilidade em várias cidades do planeta. Em 2022, mais de 100 municípios brasileiros estão participando, sendo três deles (Suzano, Poá e Guararema) do Alto Tietê. São, em torno de 2.400 atividades, nos dias 20, 21 e 22 de abril, que estão com inscrições abertas. A programação completa pode ser conferida em https://www.worldcreativityday.com/brazil.

Comente abaixo