Dedicação e afeto transformam a sala de aula
No Dia dos Professores (15 de outubro), celebramos aqueles que ensinam com o coração e transformam vidas. Claudiana Santana Ferreira, 42 anos, atua há 23 anos como professora e descreve a docência como um chamado: “Meu sonho de criança era lecionar, minha brincadeira favorita era brincar de escolinha, e mesmo quando não tinha amigos para brincar, fazia das minhas bonecas os meus alunos. Ali me sentia realizada e feliz, não me via fazendo outra coisa com tanto prazer!”
Cada aluno é, para Claudiana, um universo a ser descoberto. Ela lembra de um aluno tímido e isolado: “Ainda assim, não desisti! Aquele casulo não era o lugar dele, criei todos os dias que era uma questão de tempo para ele criar suas asas e voar. Ao final do ano, recebi uma carta escrita à mão: ‘Professora, muito obrigada por ter me ensinado com tanto amor’.” Pequenos gestos, sorrisos e conquistas diárias são, para ela, a verdadeira recompensa.
Allana Roberto Gonçalves, 27 anos, professora de Educação Física e instrutora de dança, também destaca a magia de cada dia em sala de aula: “A energia das crianças é indescritível. Sou recebida com abraços, músicas, gritos de alegria e meu nome ecoando pelos corredores. Mas, acima de tudo, me emociona saber que eles me esperam com tanto carinho, que se sentem felizes e seguros quando estou ali.”
Para ambas, ensinar vai além do conteúdo: é formar pessoas, plantar valores e inspirar sonhos. Claudiana afirma: “O professor tem o poder de transformar vidas. Ele inspira, orienta e ajuda seus alunos a acreditarem em si mesmos, contribuindo para uma sociedade mais justa, humana e preparada.” Allana complementa: “Mais do que ensinar técnicas, quero ensinar valores — disciplina, foco, respeito e amor pelo que fazem. Se no futuro eles carregarem isso consigo, já terei cumprido meu papel.”
Com amor, dedicação e fé, essas professoras mostram que a educação é uma missão de vida. Claudiana deixa um conselho: “Se Deus colocou no seu coração o desejo de ensinar, abrace essa missão com amor e fé. Ser professor é servir, é ser instrumento nas mãos do Senhor para moldar vidas, inspirar sonhos e semear sabedoria que vem do alto.” Allana reforça: “Ser professor é viver intensamente cada dia, sabendo que, de alguma forma, você está ajudando a construir o futuro.”
Neste 15 de outubro, diante dessas histórias lindas, de amor e carinho, a homenagem é para todos os professores que transformam o mundo com seu conhecimento, dedicação e amor.
Foto 1 – Professora Claudiana tem duas décadas de trajetória marcadas pelo amor em ensinar
Foto 2 – Energia e paixão são as razões da Allana, que encantam os alunos dentro e fora da sala de aula