A Semana



Mogi é a primeira cidade do Brasil a adotar “Nelson, o Nenê” como símbolo oficial da Primeira Infância

Este mês significa o fortalecimento de  políticas públicas voltadas às crianças até seis anos

A parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal foi oficializada pela prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, para implementação do projeto “Nelson, o Nenê”. A solenidade, realizada no Cemforpe, marcou a abertura do Agosto Verde, mês dedicado à Primeira Infância.
O evento, organizado por meio da Coordenadoria Especial da Primeira Infância, aconteceu em dois períodos e reuniu cerca de 1.500 pessoas, entre autoridades municipais, parceiros institucionais e profissionais das áreas de Educação Infantil e Saúde.
Para a prefeita, a assinatura representa um marco importante para o futuro da cidade:
“A parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a chegada do ‘Nelson, o Nenê’ representam um avanço para a Primeira Infância no nosso município. Vamos fazer da nossa cidade um exemplo de cuidado, atenção e desenvolvimento desde os primeiros anos de vida. Temos profissionais comprometidos e uma rede preparada para transformar o futuro das nossas crianças, com políticas públicas concretas e intersetoriais”.
Criado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o personagem “Nelson, o Nenê” é um símbolo nacional de apoio a famílias, cuidadores e educadores. Nascido no WhatsApp e presente em diversas plataformas digitais, ele compartilha conteúdos diários sobre saúde, alimentação, aprendizagem, vínculos e bem-estar nos primeiros anos de vida. Mogi das Cruzes é a primeira cidade do país a adotá-lo como símbolo oficial da Primeira Infância.
“É muito emocionante ver um auditório cheio de pessoas engajadas com a Primeira Infância. Mogi das Cruzes já desenvolve projetos incríveis, e agora o ‘Nelson, o Nenê’ chega para somar a esse time comprometido. Que essa seja uma parceria frutífera para a cidade e para todas as crianças”, disse Sarah Maia, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, responsável pelo projeto.
Outro destaque do evento foi a palestra da professora Vasti Marques, da Fundação Van Leer, também parceira da cidade por meio da iniciativa Urban95. A palestrante falou sobre o programa “Pé de Infância – Cria na Paz, Respira e Conta até 5”, que promove uma cultura de paz e ressalta a importância da escuta e dos vínculos afetivos no desenvolvimento infantil.
A proposta do Agosto Verde está alinhada ao Marco Legal da Primeira Infância (Lei Federal nº 13.257/2016), que orienta os municípios a planejarem políticas com base em evidências, intersetorialidade e participação social.
“A primeira infância é uma janela de oportunidades que define o futuro das nossas crianças. Investir nesse período é garantir saúde, educação, proteção e vínculos afetivos desde o começo da vida. Esse é o nosso trabalho”, destacou o coordenador da Primeira Infância de Mogi das Cruzes, Claudio Rodrigues.

Parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal foi formalizada na abertura do Agosto Verde

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo