A Semana



Valmet                        

A Valmet nasceu na Finlândia em 1750. Em janeiro de 1960, foi fundada em Mogi das Cruzes a primeira filial da companhia no país. Inicialmente, a empresa dedicou-se a produzir tratores.
Foi responsável pelo primeiro trator brasileiro produzido, que recebeu o nome de Valmet 360-D. Em 1990, foi apresentado o primeiro trator com sistema eletrônico de controle do hidráulico de três pontos.
Em 1994, as operações de tratores da Valmet foram transferidas para uma empresa conjunta com os caminhões Sisu, criando a marca Sisu-Valmet. Em 1998, o nome da marca foi alterado de Valmet para Valtra-Valmet.
Em 2000, a marca dos tratores passou a se chamar apenas “Valtra”, e renovou toda a sua linha de tratores com o novo nome.
Nesse meio tempo, a Valmet já atuava em diversas outras frentes, em várias regiões do mundo. No ano de 1951, tinha iniciado suas atividades voltadas à fabricação de máquinas de papel, na Finlândia. Em 1960, o Brasil já produzia mais de 70% da celulose consumida internamente, baseando-se na produção de celulose de fibra curta.
Em 1969, foi firmado contrato com a atual CMPC Guaíba (ex-Riocell) para fornecimento das tecnologias de cozimento, caldeira de recuperação e branqueamento.
No final dos anos 60, a empresa Kamyr, que antecedeu a Valmet no Brasil, começou a apostar na área de desenvolvimento e provimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia no Brasil.
Na década de 90, o grupo Kvaerner assumiu o controle da Kamyr. Em 1991, adquiriu a empresa sueca Gotaverken, que atuava no ramo de caldeiras de recuperação e transferiu suas operações para Curitiba, no mesmo espaço ocupado pela Kamyr. Nos primeiros meses de 1994, as operações das duas empresas foram reunidas na empresa Kvaerner Pulping.
Logo depois, no ano de 1996, a Kvaerner incorporou a Tampella Power, da Finlândia, que também produzia equipamentos para a fabricação de celulose.
No início da década de 2000, o grupo nórdico Aker, que atuava no ramo de engenharia e tecnologia, principalmente com a construção de navios e exploração subaquática, adquiriu a Kvaerner. Assim, a empresa alterou o nome para Aker Kvaerner. No mesmo ano, a Metso adquiriu a tecnologia de fabricação de papel e papel tissue da Beloit.
As vendas líquidas da Valmet em 2018 foram de aproximadamente EUR 3,3 bilhões. A matriz da Valmet está localizada em Espoo, Finlândia, e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki.

Fonte:

https://www.valmet.com/pt/campaign/60anosBrasil/60-anos-no-Brasil/

Foto:

– Trator Valmet – Imagem do site https://classicomaniacos. com.br/ produtos/catalogo-pecas-tratores-valmet-62-65-85-86-id/

Rouxinol Mogi

Mogiano, é designer gráfico com trabalhos em vários jornais da região. Pesquisador da história de Mogi das Cruzes há quarenta anos. Recebeu vários prêmios: duas vezes o “Profissionais do Ano” e uma vez “Personalidades de Mogi e Região”, prêmios esses pela divulgação da história de Mogi. Autor do livro “Mogy Antiga”, é membro da AMHAL - Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras.

Comente abaixo