As ações realizadas nos dias 7 e 8 de junho, com o objetivo de garantir a prevenção contra a gripe (vírus Influenza), fizeram com que a Secretaria Municipal de Saúde vacinasse 402 pessoas. O trabalho destinado à imunização da população ocorreu tanto no domingo (08/06), na feira do Dona Benta, na região norte, quanto no sábado (07/06), na Escola Municipal Nizilda Alves de Godoy, na Fazenda Aya, bairro situado na região sul do município.
A mobilização na feira alcançou aqueles que estavam circulando pela avenida Jaguari entre 7h30 e meio-dia, e garantiu proteção a 314 munícipes, sendo 16 da faixa etária compreendida entre seis meses e cinco anos; 270 do grupo que tem entre seis e 59 anos; e outros 28 com mais de 60 anos. Este foi o quinto final de semana seguido em que a pasta promoveu atendimento extraordinário para reforçar a prevenção na cidade, já tendo contemplado 4.730 munícipes somente nestas oportunidades.
A estrutura disponibilizada na Escola Municipal Nizilda Alves de Godoy, que contemplou os moradores pelo sexto mês seguido neste ano, vacinou 88 pessoas contra o vírus Influenza. A ação especial ainda garantiu, neste dia, 76 consultas médicas, 59 aferições de pressão arterial, 59 aferições de glicose, 29 avaliações odontológicas, 15 coletas de exames laboratoriais, 29 procedimentos de auriculoterapia, duas palestras em saúde, 20 solicitações de exames laboratoriais, e aplicação de nove doses contra outras doenças, além do imunizante contra a gripe.
Vale ressaltar que, além das ocasiões especiais, as doses seguem sendo aplicadas nos 24 postos de saúde, nos dias e horários regulares, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16 horas, com exceção da UBS Prefeito Alberto Nunes Martins, o CS II, que funciona também no sábado, com horário estendido, de 8 às 18 horas. Os endereços e os telefones de todas as unidades podem ser visualizados por meio do link (bit.ly/EnderecosUBS).
De acordo com o secretário Diego Ferreira, este trabalho é fundamental para garantir a proteção da população contra a gripe. “Temos reforçado as ações para viabilizar novas possibilidades para as pessoas que não conseguem comparecer aos postos nos dias úteis. Assim, os munícipes podem tomar a vacina e proporcionar prevenção aos seus familiares. Temos nos mobilizado de maneira especial para preservar a saúde da nossa população”, afirmou o titular da pasta.