A Semana



Seu Tote                      

Tirreno Da San Biagio nasceu em 19 de outubro de 1931, filho caçula de João e Elisa Da San Biagio. Mogiano do Largo do Bom Jesus, começou a trabalhar bem cedo. Foi office boy, serralheiro, atendente de consultório e até jogador de futebol, quando defendeu as cores do XI da Saudade.
Conheceu o jornalismo aos 20 anos de idade, em 1951, quando bateu na porta dos irmãos Jayme e Isaac Grinberg atrás de uma vaga anunciada para trabalhar no escritório do jornal Folha de Mogi, único da cidade até então. Foi naquela redação que ele deu os primeiros passos na comunicação e onde conheceu Neid Brandão, a sua esposa, mãe dos filhos Spartaco  e Túlio Da San Biagio.

Permaneceu na Folha até 1957, quando viu o jornal ser vendido para outro grupo. Acabou saindo da Folha de Mogi junto a Neid, com quem se casaria dois anos depois.

Com espírito empreendedor, Tote e Neid juntaram o dinheiro da indenização e adquiriram, a prazo, uma linotipo, máquina de compor e fundir caracteres de imprensa para formar linhas, ainda no chumbo. Depois de cinco meses, O Diário de Mogi foi às bancas da cidade, em dia 13 de dezembro de 1957.

Naquela época, de acordo com a publicação, Mogi contava com cerca de 70 mil habitantes. O impresso caiu no gosto popular da população que queria estar bem-informada.

Apesar das tentativas de censura, principalmente ao longo da ditadura militar, a postura editorial do Diário de Mogi sempre prezou a liberdade de expressão e opinião, o que incomodava alguns setores da política local.

Além do impresso, o nome Diário invadiu as estações de rádio, também sob o comando e a supervisão de Tote, com a Rádio Diário de Mogi. No início dos anos 2000, o legado continuou com o filho, Túlio Da San Biagio, que inaugurou uma afiliada da Rede Globo no Alto Tietê, a TV Diário. O impresso durou 67 anos e seguiu até a última edição, publicada em 10 de fevereiro de 2024.

Tirreno Da San Biagio morreu no dia 14 de outubro de 2015, aos 83 anos, deixando esposa Neid, os filhos Túlio e Spartaco e as duas netas, Giovanna e Rafaella Da San Biagio. Foram mais de 60 anos dedicados ao bom jornalismo.

Fontes

– Reportagem de Vitor Gianluca – https://www.Odiariodemogi.net.br/ mogi/tote-completaria-93-anos-hoje-conheca-mais-sobre-este-protagonis ta-da-comunicacao/

– O Diário de Mogi, 50 anos – Nivaldo Marangoni – 2008

Foto

– Tirrano Da San Biagio

Rouxinol Mogi

Mogiano, é designer gráfico com trabalhos em vários jornais da região. Pesquisador da história de Mogi das Cruzes há quarenta anos. Recebeu vários prêmios: duas vezes o “Profissionais do Ano” e uma vez “Personalidades de Mogi e Região”, prêmios esses pela divulgação da história de Mogi. Autor do livro “Mogy Antiga”, é membro da AMHAL - Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras.

Comente abaixo