A Semana



Os japoneses em Mogi das Cruzes

Família de japoneses em um dia de trabalho, de Josephus Maria Van de Wiel, Mãe Grávida de ManabuMabe, Parque Centenário,Casarão do Chá e um templo religioso são exemplos da trajetória dos primeiros japoneses que chegaram a Mogi das Cruzes em 1919

No dia 18 de junho de 1908 chegaram ao Brasil os primeiros japoneses pelo navio Kasatu-Maru. Depois de uma viagem de 12 mil milhas trazendo a bordo cerca de 800 imigrantes, eles atracaram às 17 horas no cais número 14.

Os primeiros grupos que chegaram a Mogi das Cruzes vieram do oeste paulista. O pioneiro foi a família de Shiguetoshi Suzuki em julho de 1919. Mas segundo a historiadora Dayse de Freitas Ackel Ghani, o primeiro japonês a chegar em Mogi foi NaokiSuenaga em 1915 no bairro de Biritiba Mirim (hoje cidade emancipada). Ele veio com duas famílias onde iniciou um negócio de carvão, que pouco lucrativo, acabou se mudando para a cidade São Paulo.

Shiguetoshi Suzuki foi o primeiro a se instalar definitivamente como arrendatário produtor. Logo após em Cocuera, chegaram em 1921 asfamíliasYoneda, Utida e Matsumara. Em 1922 chegaram Takeji Suzuki, Kikutaro Suzuki, Yoshio Suzuki, Tetsuo Yoshida e ItiroKonno. Ainda, segundo Dayse de Freitas Ackel Ghani chegaram outras famílias pioneiras na Porteira Preta, Sabaúna e São Silvestre.

Fontes

  • Livros:
  • História da Imigração Japonesa em Mogi das Cruzes – Mário Sérgio de Moraes
  • Internet

Comente abaixo