A Semana



Mogi terá uma Central de Intermediação de Libras, a primeira da região

O prefeito Caio Cunha fez, na manhã desta quinta-feira (09/11), o lançamento da Central de Intermediação de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Trata-se de uma nova ferramenta, que permitirá a intermediação de atendimentos presenciais a pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva em serviços da Prefeitura, por meio de uma videochamada com um intérprete. Mogi das Cruzes é a primeira cidade do Alto Tietê a ofertar o serviço. 

“Estou muito emocionado por estar aqui, entre amigos e gostaria de cumprimentar a todos que vivem isso no dia a dia e sabem como é difícil a inclusão. A pessoa com deficiência acaba muitas vezes sendo deixada de lado por uma cultura da sociedade e este é um tema que eu acompanho há anos. Portanto, neste assunto, não só pedi, mas exigi que fosse implantado o quanto antes”, destacou o prefeito, lembrando que a implantação será gradativa, até atingir todos os equipamentos e postos de atendimento da Administração Municipal. 

O novo serviço chega ao município por iniciativa da Coordenadoria de Cidadania e Inclusão Social e assinatura de contrato com a empresa ICOM. “Historicamente os surdos não conseguiam acesso ao mínimo dos serviços, como atendimento em saúde, então este é um avanço muito grande. Nosso compromisso maior é com a inclusão da pessoa com deficiência, para que ela possa exercer com autonomia seus direitos e quero parabenizar a atual gestão. Com isso, Mogi se torna um destaque não só na região ou no Estado, como no país todo”, enfatizou o CEO da ICOM, Cid Torquato, que participou da cerimônia de lançamento. 

Torquato explicou ainda que a ferramenta nada mais é do que um software, que oferta um serviço de vídeo em tempo real (videochamada), com intérpretes treinados para resolver os mais diversos tipos de dúvidas e problemas e que farão a intermediação do atendimento à pessoa surda e/o com deficiência auditiva. A proposta, logo, é garantir a autonomia da pessoa com deficiência e, ao mesmo tempo, a resolutividade do serviço público. 

“Hoje estamos tornando o que foi um sonho em realidade, que é fazer de Mogi uma cidade cada vez mais acolhedora, inclusiva e que dê oportunidades a todas as pessoas sem distinção. Estamos trabalhando muito por isso e quero agradecer ao prefeito por priorizar esse tema e trazer a Coordenadoria de Cidadania e Inclusão ao Gabinete”, pontuou o coordenador de Cidadania e Inclusão, Marcio Maldonado. 

O diretor da Coordenadoria de Cidadania e Inclusão, Johnny Fernandes da Silveira, também falou sobre a importância da ferramenta. “Quando falamos de acessibilidade precisamos nos lembrar que existe a acessibilidade comunicacional, atitudinal e física e hoje estamos presenciando mais um importante avanço para a nossa cidade, que está se tornando referência no assunto”.

A cerimônia de lançamento da Central de Intermediação de Libras contou com a presença de dezenas de alunos e profissionais do Centro do Paradesporto e também com cidadãos que vivem a deficiência auditiva diariamente, como Mari de Paula, atleta de slackline e também massoterapetua e técnica de enfermagem, que tem os dois pais surdos, sendo, portanto, CODA, sigla em inglês que significa filhos de pais surdos. 

“Sempre digo que as ferramentas digitais nos ajudaram demais. Só de passar a termos videochamadas no Whatsapp já foi um grande avanço, pois muitas vezes eu não tinha como avisar meus pais onde eu estava. Mas esta ferramenta é maravilhosa e veio realmente para revolucionar e dar autonomia às pessoas surdas e com deficiência”, destacou a atleta. 

A Central de Intermediação de Libras garantirá comunicação eficaz, diálogos sem barreiras, autonomia e independência para pessoas com deficiência e, ao mesmo tempo, mais qualidade e resolutividade no serviço público, tornando-o efetivamente inclusivo. O serviço será colocado em funcionamento a partir da semana que vem e a ideia é que ele seja testado, a princípio, em Secretarias como Assistência Social e Saúde, para depois ser levado a todos os postos de atendimento ao cidadão pertencentes à Prefeitura. 

A Prefeitura já possui a ferramenta VLibras, em que um avatar faz a tradução de conteúdos em Português para Libras no Portal da Transparência e no site do Semae, porém este modelo, de videochamada para uma intérprete humano de Libras em tempo real, é totalmente novo.

Redação

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