A Semana



Força-tarefa contra Covid-19 amplia livre demanda da vacina em Mogi

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou uma força-tarefa para complemento do esquema vacinal contra a Covid-19 e ampliou a vacinação em livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, para adolescentes a partir de 12 anos e adultos. O atendimento agora é de segunda a sexta-feira (dias úteis), em todas as unidades básicas de saúde e de saúde da família (UBSs e USFs), das 8h às 16h (conforme capacidade, poderá haver distribuição de senhas).

O objetivo é facilitar o acesso e ampliar a proteção contra o vírus, já que o município registra baixa procura pelo imunizante nas unidades de saúde.

No momento, há baixa procura. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 150 mil pessoas estão com alguma dose de reforço atrasada, entre adolescentes de 12 anos ou mais e adultos. Há ainda 13,5 mil adolescentes e adultos que tomaram apenas uma dose da vacina, estando em atraso com a segunda aplicação.

Durante a vacinação em livre demanda, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará o tipo de dose necessária a cada pessoa, conforme a indicação (1ª, 2ª, 3ª, 4ª ou 5ª dose), recomendada por idade (veja mais informações abaixo).

Para crianças na faixa etária de até 11 anos, o agendamento permanece obrigatório pelo Clique Vacina ou diretamente na unidade de Programa Saúde da Família ou Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) para a população cadastrada na respectiva unidade.

Pfizer Baby
Em relação à Pfizer Baby, indicada para crianças com idade de 6 meses até 2 anos e 11 meses, o estoque recebido do Governo do Estado para esse público foi parcial. Por este motivo a Secretaria de Saúde prioriza do atendimento a crianças com comorbidades.

“Inicialmente, realizamos a abertura de agendas para estas crianças com comorbidades e, com as vagas excedentes, serão liberadas doses para as demais crianças desta faixa de idade de 6 meses até 2 anos e 11 meses”, explica a enfermeira Lilian Peres Mendes, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

“No momento, não há previsão de recebimento de novas vacinas da Pfizer Baby. Logo, estamos abrindo poucas vagas semanalmente, com as doses excedentes dos frascos destinados à segunda aplicação”, completa.

A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes já solicitou as doses, mas o Governo do Estado ainda não informou a previsão de envio por parte do Ministério da Saúde.

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo