A Semana



Conselho Mogi 500 Anos amadurece projeto de lei de Planejamento de Longo Prazo

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou na terça-feira (5/3), no Polo Digital, a terceira reunião do Conselho Mogi 500 Anos –  instância suprapartidária formada pelo setor público, setor privado, academia, terceiro setor, sociedade civil e coordenada pela Administração Municipal, cujo objetivo é impulsionar as discussões sobre o Projeto Mogi 500 Anos.

A reunião contou com a presença do prefeito Caio Cunha e dos secretários municipais Gabriel Bastianelli (Chefe de Gabinete e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação), Cláudio Rodrigues (Urbanismo) e Lucas Porto (Planejamento e Gestão Estratágica), que coordenou os trabalhos. Também participaram da reunião representantes do comércio, indústria, agronegócio, terceiro setor, universidades, lideranças de bairro, entre outras (confira a lista no final da página).

Uma das pautas da reunião foi a discussão e a análise da versão final do projeto de lei da Política Municipal de Planejamento de Longo Prazo e Estratégia para encaminhamento à Câmara de Mogi das Cruzes.

O projeto de lei cria a obrigatoriedade de um planejamento de longo prazo para a cidade, garantindo o seu desenvolvimento e também permitindo que o município deixe de ser refém de ciclos políticos e planos de governo, que ocorrem de quatro em quatro anos. “Estamos inovando neste sentido e este é o legado que queremos deixar para a cidade”, afirmou o prefeito Caio Cunha.

O secretário Lucas Porto reforçou a importância do planejamento de longo prazo para o desenvolvimento do município e principalmente da participação da sociedade civil nesta construção. O projeto de lei foi amplamente discutido durante a reunião e passará ainda por ajustes finais antes de ser encaminhado à Câmara, onde será analisado e debatido pelos vereadores.

Outra pauta da reunião foi o convite para a participação no Fórum sobre Políticas Públicas que será realizado na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), no dia 23 de março, organizado para discutir os 8 Pactos que guiarão o desenvolvimento da cidade, oriundos da Etapa de Diagnóstico do Projeto Mogi 500 Anos.

Participantes e instituições
Bruno Panccioni – Fatec
Ciro Pirondi – Arquiteto e Urbanista
Claudio Brito – UMC
Participantes e instituições
Cláudio Costa – AGFE
Fábio Dan – Sindicato Rural
Fabíola Pupo – Jornal A Semana
Gabriel Mesnek Grinberg – Organização Social
Gerson Benedito de Barros – Associação Divino
Gilvanda Figueroa – Sebrae
Hamilton Soares Ramos – Conselho de Pastores
Haroldo Onoda – Bunkyo
Henrique Silva de Amorim – AESCOM
José Miraídes Penha – Conselho de Pastores
José Roberto de Oliveira Junior – SENAI
Maria Fatima Araújo – ETEC Mogi das Cruzes
Mário Sérgio – Historiador
Miguel Assis – AEAMC
Osvaldo Baradel – AGESTAB 
Rafael Ribeiro – UBC
Ricardo Pedroso – CMPP
Rodrigo de Souza – Líderança de Bairro
Rodrigo Garzi – ATV
Samara da Silva Carvalho – AESCOM
Tatiana Mello – Universidade de Mogi das Cruzes
Valterli Martinez – Sincomercio 
Mario Mantovani – AGCO
José Arraes – Rede Nossa Mogi
Hebe Amaral – Rede Nossa Mogi

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo