Prefeita Mara Bertaiolli realizou uma vistoria, na terça-feira (25), nas obras da Unidade Clínica Ambulatorial (UNICA) Jundiapeba, a qual irá ganhar um complexo para receber o primeiro tomógrafo do distrito. Junto dela, esteve o vice-prefeito Téo Cusatis, a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, o secretário adjunto, Luiz Bot, e o secretário de Obras e Infraestrutura, Nilmar de Cassia Ferreira, além da secretária adjunta Leila Alcântara. Os serviços têm previsão de conclusão para a primeira quinzena do mês de janeiro.
A obra já tem 85% dos trabalhos concluídos, avança dentro do cronograma e integra o Pró-Exame, o programa da atual gestão que é voltado para a ampliação e descentralização do acesso a exames de diagnóstico. Esse novo espaço terá cerca de 100m³ e terá uma recepção, sala de espera, banheiros e uma sala exclusiva para realizar os exames de tomografia.
De acordo com a prefeita Mara Bertaiolli, a instalação desse equipamento representa um grande passo para a região: “Jundiapeba está recebendo, pela primeira vez, um tomógrafo próprio, e isso, significa dignidade, rapidez e cuidado perto de casa. Estamos trazendo tecnologia e estrutura para que as pessoas não precisem mais se deslocar para outras regiões da cidade”.
A obra possui o investimento estimado de cerca de R$450 mil, sem custo para a prefeitura, pois é custeada pela empresa Tropico Construtora e Incorporadora.
O vice-prefeito Téo Cusatis enfatiza o impacto positivo que a descentralização dos serviços de diagnóstico tem sido. “Quando levamos exames para perto da população, garantimos mais agilidade na saúde e respeitamos o tempo das pessoas. Essa entrega vai transformar o atendimento de toda a região”, expressa.
O novo tomógrafo terá a capacidade de atender 400 exames mensais, com o custo previsto já em contrato com a prefeitura. O atendimento regional irá auxiliar especialmente os moradores de Jundiapeba e dos bairros próximos, que atualmente precisam se deslocar para outras unidades, como o Hospital Municipal (Brás Cubas), a Santa Casa (Centro) e o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo (Mogilar).
Para Rebeca Barufi, secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, esse novo serviço fortalecerá a rede de cuidado na região, onde ela afirma que fazer tomografia perto de casa significa detectar doenças mais cedo, acelerar os tratamentos e oferecer um atendimento mais humano e eficiente.
Outras pessoas também acompanharam de perto a vistoria às obras da UNICA Jundiapeba, como o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Francimário Vieira de Macedo (Farofa) e os vereadores Milton Lins (Bigêmeos), Clodoaldo de Moraes, Antonio José da Silva Neto (Tonhão), Edson Santos, Felipe Lintz, Juliano Botelho e Osvaldo Silva.

Jundiapeba ganha novo tomógrafo para atender a região



