A Semana



O distrito de Brás Cubas

Com um território de 36km², Brás Cubas surgiu como bairro em 1940 e virou distrito em 1953 por uma lei estadual. prefeitura.
O distrito é conhecido por sua estação de trem e possui uma população de cerca de cem mil habitantes. Ali, existem bancos, delegacia, escolas, um centro comercial próximo da estação de trem e um novo fórum.
A estação de Braz Cubas foi aberta em 1914, como posto, e elevada em 1937 à parada. O Guia Geral das Estações Ferroviárias do Brasil dá o ano de 1914 para a sua abertura. Max Vasconcellos afirma que tal se deu em 1928. Outro autor cita a data de 29 de maio de 1929.
Logo que o distrito foi criado, na década de 50, era rodeado de fábricas, que produziam pianos, tecidos, tubos de pasta e muito mais.
Hoje, Brás Cubas conta com lojas, supermercados, farmácias, comércios do segmento alimentício, uma delegacia, 29 escolas municipais e 24 creches subvencionadas.
Na década de 50, o distrito contava com inúmeras casas e um matadouro de gado, as indústrias também estavam se instalando. A comunidade do Gica, ao lado da estação de trem, iniciou com a demissão de alguns funcionários ferroviários que moravam nas casas pretendentes a Central do Brasil. Como foram despejados, iniciaram a ocupação do terreno com o primeiro barraco, o do Sr. Gica, que deu nome a comunidade conhecida hoje como Vila Estação.
Em 1964, Brás Cubas inicia seu processo de desligamento de Mogi  mas, por motivos geográficos, deveria manter em seu território o bairro de Jundiapeba.
Houve algumas brigas entre o Poder Público mogiano em relação a Jundiapeba tornar-se território de Brás Cubas, pois nesta história Mogi sairia perdendo, porque o Governo Estadual estava estudando a possibilidade da implantação de um aeroporto internacional em um dos bairros de Brás Cubas. No fim, Brás Cubas não se emancipou e o aeroporto foi construído em Guarulhos.
Atualmente, Brás Cubas é o distrito mais populoso de Mogi. Depois de 50 anos de promessas, foi construído o Hospital Municipal de Brás Cubas.

Fontes:

– História de Mogi das Cruzes – Isaac Grinberg – 1961

– Wikipédia

– http://www.estacoesferroviarias.com.br/b/brazcubas.htm

Anúncio de jornal de 1924 mostra novo loteamento, o Villa Paulista, sito “perto de uma nova estação que se está construindo entre Mogy das Cruzes e Santo Angelo (hoje, Jundiapeba). A estação, no entanto, somente seria aberta cinco anos depois, em 1929, e chamar-se-ia Braz Cubas (O Estado de S. Paulo, 7/9/1924).

Rouxinol Mogi

Mogiano, é designer gráfico com trabalhos em vários jornais da região. Pesquisador da história de Mogi das Cruzes há quarenta anos. Recebeu vários prêmios: duas vezes o “Profissionais do Ano” e uma vez “Personalidades de Mogi e Região”, prêmios esses pela divulgação da história de Mogi. Autor do livro “Mogy Antiga”, é membro da AMHAL - Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras.

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