A Semana



20% dos alunos da rede municipal são obesos

Dos 8.993 alunos acompanhados pelo Programa de Indicadores de Saúde na Escola (PISE), em 32 escolas da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes em 2022, 1.817 são avaliados como obesos, o correspondente.

Os resultados foram divulgados esta semana pela Secretaria de Educação, que revelou ainda que também foram identificados 275 estudantes com magreza e 1.218 com sobrepeso, O foco do estudo é identificar casos de sobrepeso e baixo peso por meio do IMC (Índice de Massa Corpórea). É feita a aferição da altura e do peso dos alunos, além de um formulário preenchido pelos pais e responsáveis e entrevistas com as crianças. O levantamento também apontou a frequência das atividades físicas dos alunos, restrições alimentares e patologias.

A partir dos dados, o DAE continuará avançando nas ações do PISE e nos projetos educacionais. “Nosso objetivo é não ser somente um departamento que serve a refeição para as crianças, mas que a gente consiga trabalhar junto às equipes escolares e outros parceiros a saúde nutricional das crianças a partir da merenda escolar”, disse o diretor do departamento, Caio Lage. Para atender os alunos com sobrepeso e obesidade está prevista a parceria com a Secretaria de Saúde.

Neste ano, a equipe já esteve nas escolas municipais Dr. Waldir Paiva de Oliveira Freitas, em Brás Cubas, Prof. Lázaro Gonçalves Teixeira, no Conjunto São Sebastião e Profª Ilda Pereira Peña Alvarez, no Jardim Primavera.

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo