A Semana



Viajantes Ilustres na Mogy Antiga – parte 2

Continuamos nossa jornada com os visitantes ilustres que por aqui estiveram em nossa Mogy Antiga.

No dia 23 de agosto de 1822, Dom Pedro, príncipe regente e futuro imperador do Brasil passou por aqui. Como foi tema do nosso primeiro artigo, creio que podemos passar para o próximo.

Em 1827 passou pela vila de Mogi o grande naturalista francês professor Alcides Dessalines d’Orbigny, vindo do Rio de Janeiro a caminho de São Paulo.

Sua estada no Brasil e consequentemente em Mogi está relatado no livro “Viagem Pitoresca Através do Brasil”.

Em 1835, o pintor Miguel Arcanjo Benício de Assumpção Dutra, que morava em Itu, veio a Mogi e pintou em aquarela a primeira vista geral da pequena vila, aliás ele pintou dois quadros mostrando Mogi em dois ângulos diferentes.

Em 20 de setembro de 1852, foi a vez do ilustre bispo diocesiano de São Paulo, Dom Antonio Joaquim de Mello chegar a Mogi. Aqui, Dom Antonio ofereceu à paróquia 180 mil réis para a compra de uma “concha de prata” para o batistério com os votos de que os Irmãos do Santíssimo entrassem com o restante.

O jornalista português Augusto Emílio Zaluar, de espírito inquieto e aventureiro, resolveu empreender uma longa viagem do Rio de Janeiro a São Paulo, ao longo do Rio Paraíba. Visitou vilas, povoados, várias fazendas especialmente as de propriedade dos barões do café. De sua longa jornada entre 1859 e 1861 ele passou por Mogi das Cruzes. Seu relato está no livro “Peregrinação pela Província de São Paulo – 1860-1861”.

Em 1883, o jornalista alemão Carl Von Koseritz saiu do Rio de Janeiro de manhã e passou por Mogi no fim da tarde. Tão rápido???? Os outros viajantes anteriores descritos nesta matéria passaram por Mogi a pé. Já em 1883, Von Koseritz veio de trem, isso mesmo, nessa época já tínhamos um trem que vinha do Rio de Janeiro para São Paulo desde 1875.

Sua passagem por Mogi está registrado no livro “Bilderaus Brasilien” que na edição brasileira recebeu o nome de“Imagens do Brasil”.

Fontes:

  • Viagem Pitoresca Através do Brasil – Alcides Dessalines d’Orbigny – Editora Itatiaia – 1976
  • “Peregrinação pela Província de São Paulo – 1860-1861” – Augusto Emílio Zaluar – Editora Martins – 1953
  • Imagens do Brasil – Carl vonKoseritz – Editora Livraria Martins – 1943
  • Viajantes Ilustres em Mogi das Cruzes – Isaac Grinberg – 1992
Rouxinol Mogi

Mogiano, é designer gráfico com trabalhos em vários jornais da região. Pesquisador da história de Mogi das Cruzes há quarenta anos. Recebeu vários prêmios: duas vezes o “Profissionais do Ano” e uma vez “Personalidades de Mogi e Região”, prêmios esses pela divulgação da história de Mogi. Lançou seu primeiro livro “Mogy Antiga”em 11 de dezembro de 2021 onde fala sobre as histórias, curiosidades e personagens da nossa cidade.

Comente abaixo