A Semana

/*! elementor - v3.17.0 - 08-11-2023 */ .elementor-widget-image{text-align:center}.elementor-widget-image a{display:inline-block}.elementor-widget-image a img[src$=".svg"]{width:48px}.elementor-widget-image img{vertical-align:middle;display:inline-block} Ir para Página Inicial


Mogi prepara lançamento do Outubro Rosa com mutirão de exames

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quarta-feira (04/10) a abertura da Campanha Outubro Rosa, promovida mundialmente para conscientizar e fortalecer as ações de prevenção ao câncer de mama. O evento será realizado a partir das 9 horas no auditório do prédio sede, que fica na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277, no Centro Cívico.

O lançamento reunirá servidoras municipais e lideranças que atuarão como agentes multiplicadores das informações à comunidade. O médico ginecologista da Secretaria Municipal de Saúde, Rafael Albuquerque, ministrará palestra e esclarecerá as principais dúvidas do público presente.

O câncer de mama está entre as doenças mais temidas pelas mulheres por seus efeitos físicos e psicológicos. Entre os sintomas perceptíveis estão o surgimento de nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos nas axilas.

O histórico familiar é um importante fator de risco, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos. Outros fatores são menarca precoce (idade da primeira menstruação); menopausa tardia (após os 50 anos) e nuliparidade (ausência de filhos).

Além da prevenção ao câncer de mama, nos últimos anos, Mogi das Cruzes aproveita o Outubro Rosa para trabalhar outras áreas de atenção à Saúde da Mulher, como as coletas de Papanicolau. O exame é indicado para prevenir o câncer de colo de útero e deve ser realizado anualmente por mulheres de qualquer idade, a partir do início da atividade sexual.

Ao longo do mês de outubro, todos Postos de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família realizam acolhimento com livre demanda para solicitação de mamografia para mulheres acima de 40 anos de idade que não tenham realizado exame no último ano. As unidades de ESF têm agenda de mamografia e coleta de Papanicolau para pacientes cadastradas em suas áreas de abrangência. 

OUTUBRO ROSA 2023
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

De 02 a 31/10 (segunda a sexta-feira)

– Em todos os Postos de Saúde: Acolhimento com livre demanda para solicitação de agendamento de mamografia para mulheres acima de 40 anos de idade que não tenham realizado exame no último ano e coleta de Papanicolau 

Quarta (04/10) – 09h

–  Abertura do Outubro Rosa:  palestra do médico ginecologista Rafael Albuquerque no auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes (andar térreo)

Quinta (05/10) 
– Zumba e café na praça: orientações sobre saúde da mulher promovido pela USF Nove de Julho

Sábado (07/10) – das 8 às 17h
– Dia D para coleta de Papanicolau nas seguintes unidades de Saúde da Família: Cocuera, Jardim Aeroporto III, Jardim Planalto, Nove de Julho e Taiaçupeba
– Atividades lúdicas e educativas nas seguintes unidades: Cocuera, Jardim Planalto, Nove de Julho, 

Quarta (11/10) 
– Dia D para coleta de Papanicolau na USF Taboão-Lambari 
– Dia D para coleta de Papanicolau na USF Biritiba Ussu

Terça (17/10)
– Dia D para coleta de Papanicolau, consultório itinerante e outros serviços de saúde na USF Taboão-Lambari 

Quarta (18/10)
– Dia D para coleta de Papanicolau na USF Jardim Layr
– Consultório itinerante com palestras e coleta de Papanicolau na USF Taiaçupeba

Quinta (19/10)
– Dia D para coleta de Papanicolau, grupo educativo e busca ativa na USF Chácara Guanabara

Sexta (20/10)
– Dia D para coleta de Papanicolau, grupo educativo e busca ativa na USF Jardim Piatã
– Palestra educativa e entrega de resultados de Papanicolau na USF Jardim Aeroporto III

Sexta (21/10)
– Dia D para coleta de Papanicolau, planejamento familiar e outros serviços na USF Jardim Margarida 
– Palestra educativa e entrega de resultados de Papanicolau na USF Jardim Aeroporto II

Segunda (23/10)
– Evento para mulheres com atividades diversas e orientações na USF Jardim Aeroporto II

Quarta (25/10)
– Palestra educativa e ações em grupo na USF Jardim Aeroporto II

Comente abaixo