Encontro aconteceu na quarta-feira (1º), das 8h às 11h
A organização da 413ª Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes realizou na quarta-feira (1º) o lançamento comercial da festa, das 8h às 11h, no Helbor Dual Patteo Mogilar. O encontro foi voltado a empresários e marcou um passo importante nos preparativos para a edição de 2026 de um dos maiores eventos religiosos e culturais do país.
A programação teve início às 8h, com um Welcome Coffee para recepção dos convidados. Às 9h foi feita a apresentação da Festa do Divino e, às 10h30, aconteceu o momento de networking.
Com mais de quatro séculos de tradição, a Festa do Divino está em processo de reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, em estudo conduzido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
De acordo com o festeiro Ricardo Medina Alvarez, a espiritualidade que move a celebração também se conecta ao apoio do setor privado.
“A espiritualidade é o coração da Festa do Divino, mas sua realização também depende da união com o setor privado. Ao se tornarem patrocinadores, os empresários fortalecem não apenas suas marcas, mas também um movimento de fé, solidariedade e união que há séculos transforma vidas”, afirma.
Ao lado da esposa, a festeira Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina, e dos capitães-de-mastro, Maurício de Lima Ramos e Tavane Prado Rodrigues Ramos, Ricardo comandará a festividade religiosa e folclórica em 2026.
Durante o encontro, mais de 200 representantes do setor privado tiveram acesso a dados sobre o impacto social e cultural da festa, que beneficia 30 entidades assistenciais de Mogi das Cruzes.
“Mais do que números, a Festa do Divino é movida pela fé no Espírito Santo e pelo compromisso de ajudar o próximo”, acrescenta Ricardo.
Ao longo de 11 dias de celebração, a celebração reúne milhares de fiéis e devotos em momentos de oração, procissões, missas e folguedos, culminando na grande comemoração de Pentecostes — considerada o coração e a essência dessa tradição secular.
Crédito: José Carlos Cipullo
Evento busca aproximar setor privado de uma das maiores celebrações religiosas e culturais do país