A Semana



Jornal A Semana estreia novo site

Quando o jornal foi fundado, em 8 de maio de 1998, não existia portal de notícias. As fotos eram reveladas e escaneadas para a página do jornal. Para saber o que acontecia, era preciso esperar a próxima edição.

Com o passar dos anos e o advento da tecnologia, ficou mais fácil – e rápido – se informar do que acontece. Hoje, todo mundo tem um smartphone na mão e, à distância de um toque na tela, é possível saber, praticamente em tempo real, de tudo o que acontece na região, Brasil e mundo.

Nos últimos anos, o jornal A Semana, forte e tradicional na mídia impressa, tem apostado também no digital. O site e as redes sociais são atualizadas diariamente, sem deixar de lado o impresso, que circula todas as sextas, porta a porta, e sábados nas principais bancas da cidade. Mas por que não fortalecer ainda mais esse contato diário com o leitor através do portal?

Para isso, o jornal estreia nesta segunda, dia 9 de maio, seu novo portal de notícias, todo reformulado, elaborado pela Boigy, especialista no mercado digital. O administrador do jornal A Semana, Marcel Pupo de Almeida, explica o porquê dessa repaginação. “Ainda acreditamos na credibilidade do jornal impresso, e seguiremos trabalhando para levar semanalmente nosso semanário diretamente à casa e empresa dos nossos leitores. Mas o digital também é importante para nós, queremos seguir com um conteúdo atualizado para os internautas. Então decidimos, junto com a Boigy, apostar em um portal mais didático e assertivo, que possibilite, de um lado, que o leitor esteja sempre informado sobre o que acontece em Mogi e região e, do outro, que nossos clientes tenham mais um meio de alavancar seus negócios”, explica.


Mais didático e rápido

Para o fundador da Boigy, Felipe Martins, é fundamental que meios de comunicação acompanhem os avanços tecnológicos, não só como forma de transmitir informação, mas também como uma nova ferramenta para os anunciantes. “Além de compartilhar um conteúdo rico, um portal de notícias precisa cada vez mais trazer resultado para os anunciantes, então um dos pontos com grande dedicação da nossa equipe na Boigy foi a escolha dos formatos comerciais e posicionamento dos banners, aplicando recursos de mapa de calor para identificar os locais mais privilegiados”, explica.

A reformulação do site também teve uma atenção especial em relação à versão para celulares. “Mais de 70% dos acessos a sites vêm de ambiente mobile. Com isso, tivemos um imenso cuidado e carinho para esta versão, trazendo o que há de mais moderno no quesito usabilidade, legibilidade e rapidez no carregamento, que além de facilitar a leitura do usuário, leva o site a receber nota máxima em todos os quesitos técnicos”, adianta Felipe, acrescentando que isso reflete diretamente em um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa do Google.

Identidade visual

Não foi só o site que mudou. No impresso, o leitor também nota diferença, no logotipo estampado na capa desta edição. A criação também foi da equipe da Boigy. “Com o desenvolvimento dessa nova versão digital, o jornal dá um grande salto para a modernidade e não haveria momento melhor para também modernizar a identidade visual do negócio como um todo, lançando o novo logotipo”, reforça Felipe.

Ele adianta ainda que o novo logo, além de ser simples, moderno e elegante, conta com versões que são adaptadas para cada necessidade, como impresso, redes sociais e versões digitais, também pensando na versão para celular, onde a leitura é facilitada.

Integração

Apesar do foco dado ao digital, o jornal A Semana na sua versão impressa vai continuar firme e forte. No entanto, a ideia é, daqui para a frente, criar uma integração entre as duas ferramentas, de forma a oferecer uma experiência mais ampla sobre determinado assunto. “Imagine o caso da cobertura de um evento onde no jornal cabe uma quantidade limitada de fotos. A ideia é o leitor poder ter acesso às demais fotos no digital, sentindo que ele está no mesmo ambiente, com a mesma identidade”, exemplifica Felipe.

Comente abaixo