A Semana



Descanso com imersão na natureza marcam as férias no Parque das Neblinas

A época de férias, período em que as crianças estão longe de atividades escolares, pode ser aproveitada com diversão e conhecimento. O Parque das Neblinas, reserva ambiental gerida pelo Instituto Ecofuturo e mantida pela Suzano, protege 7 mil hectares de Mata Atlântica e é um espaço que oferece imersão na natureza e atividades que promovem a sensibilização ambiental. Localizado entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, no alto da Serra do Mar e apenas 115 km da capital paulista, o Parque conta com atividades de birdwatching, trilhas autoguiadas e monitoradas, cicloturismo, canoagem e camping. Entre as principais atrações está o rio Itatinga, que corta a área, e possui pontos de banho para adultos e crianças, além de passarela suspensa e vestígios de animais silvestres.

A trilha autoguiada possui um sistema de sinalização que permite uma interação com o ambiente natural de forma segura, são cinco trajetos que variam de 30 minutos a 4 horas de duração e dificuldade leve. Para quem prefere fazer o percurso acompanhado, há a opção de trilhas monitoradas – nesta modalidade é possível também personalizar o passeio. O visitante que optar pela trilha monitorada pode incluir no roteiro a trilha do Mirante, que tem vista para o litoral de Bertioga, ou a trilha da Pedra Riscada, que possui uma corredeira e ponto para banho.

Na canoagem sobre as águas do rio Itatinga, a mata nativa pode ser contemplada por outro ângulo, com circuitos indicados para crianças a partir dos 6 anos. Já o cicloturismo permite utilizar todas as estradas da reserva e há a opção de levar a própria bicicleta e equipamentos ou alugar no local. Para quem deseja passar a noite, o Parque conta com um camping estruturado para que o funcionamento seja de baixo impacto ambiental, e que proporciona, ao mesmo tempo, contato com o ambiente natural e privacidade.

Com foco na conservação da biodiversidade, o Parque das Neblinas tem como objetivo construir, sustentar e inspirar relações entre as pessoas e a natureza. Na área, 1.330 espécies da fauna e flora já foram registradas, como a palmeira-juçara (Euterpe edulis), a onça-parda (Puma Concolor), a anta (Tapirus terrestris) e o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita).

Outro diferencial é a gastronomia: a alimentação do local é oferecida por uma empresa da comunidade, que cria receitas com ingredientes nativos da Mata Atlântica, como cambuci e frutos da palmeira-juçara, servidas no fogão à lenha.

Todas as visitas devem ser agendadas previamente pelo e-mail: parquedasneblinas@ecofuturo.org.br ou pelo telefone: (11) 4724-0555.

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo