A Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas Regional Mogi das Cruzes (APCD-RMC) chama a atenção da população para os riscos do câncer de boca, que ocupa o quarto lugar entre os tumores mais frequentes em homens na região Sudeste, segundo dados da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. A orientação faz parte das ações da Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, celebrada anualmente na primeira semana de novembro, conforme a Lei Federal nº 13.230/2015.
O objetivo da campanha é estimular a prevenção, promover debates e ampliar a conscientização sobre o diagnóstico precoce da doença, que é essencial para o sucesso do tratamento.
“Em 2025, celebramos dez anos da Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, uma data muito importante para reforçar os cuidados com a saúde oral. Ainda é alto o número de diagnósticos tardios, por isso é fundamental procurar um cirurgião-dentista ao primeiro sinal de alteração”, explica o vice-presidente da APCD-RMC, Alexandre Balbi.
Entre os sinais mais comuns do câncer bucal estão: Lesões nos lábios ou dentro da boca que não cicatrizam por mais de 15 dias; sangramentos ou feridas em crescimento; manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; e nódulos no pescoço e rouquidão persistente.
Nos estágios mais avançados, podem ocorrer dificuldade para mastigar, engolir ou falar, e sensação de algo preso na garganta.
O câncer de boca se manifesta em estruturas como lábios, gengivas, bochechas, língua e céu da boca, exigindo acompanhamento odontológico contínuo, inclusive durante o tratamento oncológico.
Para reduzir o risco da doença, a APCD-RMC reforça a importância de não fumar, evitar o consumo excessivo de álcool, manter alimentação saudável e higiene bucal adequada, além do uso de preservativo durante o sexo oral.
“Além desses bons hábitos, os pacientes também devem passar por consultas periódicas com os cirurgiões-dentistas, para avaliações preventivas, ou sempre que perceberem alterações ou incômodos na cavidade oral. Um sorriso saudável é sinônimo de saúde integral, bem-estar e, no caso da prevenção ao câncer de boca, pode significar até mesmo a diferença entre a vida e a morte”, finaliza Balbi.

Câncer de boca é o quarto mais frequente entre homens, alerta APCD-RMC



