Alunos exploram o jornal A Semana, desenvolvendo leitura crítica
Na EMR (Escola Municipal Rural) Fujitaro Nagao, no bairro Cocuera em Mogi das Cruzes, os alunos do quinto ano do ensino fundamental II têm um contato direto com a informação por meio do semanário A Semana, no Projeto Jornal. A professora Sandra Nazaret de Paula Assis Nunes explica que o projeto surgiu para apresentar o veículo impresso às crianças, já que os jornais digitais dominam o cotidiano. “Hoje, com a predominância dos jornais digitais, é raro as crianças terem contato com um jornal físico. Quis mostrar a eles todas as partes, o editorial, os cadernos e o cabeçalho, para que entendessem como o material impresso possui validação temporal e local”, afirma Sandra.
O Projeto Jornal aproxima os estudantes de diferentes gêneros textuais, como notícias, reportagens e editoriais, estimulando análise crítica e formação de opinião. “O jornal funciona como um ‘livro didático vivo’. As crianças conseguem perceber fatos da cidade, do país e do mundo, e isso estimula debates e o desenvolvimento de opiniões próprias”, complementa a professora.
Matérias locais, como a da Biquinha, grafada à época como “Mogy”, despertaram curiosidade e debates sobre a história da cidade. “O tema gerou muita conversa e conhecimento histórico sobre nosso passado. Eles ficaram encantados em ver a cidade de outra época e aprender sobre suas raízes”, diz Sandra.
A iniciativa também envolve reconhecimento da comunidade. “Em anos anteriores, minha turma recebeu da Câmara Municipal uma Sessão de Aplausos. Ver o esforço de alunos de regiões rurais sendo valorizado é emocionante e reforça a importância de continuar esse trabalho”, comenta a professora.
O Projeto Jornal integra diversas disciplinas — Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Artes — e fortalece a aprendizagem, permitindo que o aluno se situe no mundo e desenvolva pensamento crítico. “Ver meus alunos questionarem, identificarem injustiças e formarem opinião é uma das experiências mais gratificantes da minha carreira”, conclui Sandra.

Alunos do quinto ano manuseiam o jornal A Semana durante atividade do Projeto Jornal, conduzida pela professora Sandra Nazaret



