Estudioso em relação aos temas, Juliano Melo Duarte, 46, lança, nesta sexta-feira, 27, ao lado do delegado Eliardo Amoroso Jordão e da também advogada Jeruza Reis, o livro “Um guia prático que pode te ajudar: Bullying, Cyberbullying e Violência Familiar – Conceitos, Impactos Psicológicos e Jurídicos”. A publicação representa a culminância do Projeto “Juntos Pela Cultura da Paz”, iniciado anos atrás, quando os autores uniram forças e experiências para colocar em evidência questões tão atuais, como Bullying, Cyberbullying e Violência Familiar, focos centrais da obra.
O advogado nasceu em Mogi, mas morou a vida toda em Poá. Da infância na Vila Monteiro, guarda as boas lembranças com os avós, a quem era muito apegado. Formou-se em Direito pela UBC em 2000, especializou-se em Direito Empresarial pelo Senac, tem pós-graduação em Direito e Gestão do Meio Ambiente e Direito e Prevenção ao Bullying e Cyberbullying pelo Unyead Educacional S.A e faz Mestrado em Educação.
Juliano Duarte | Advogado
Ingressou no mercado de trabalho, em 96, na empresa Music Tec Eletrônica, depois de formado, atuou em uma imobiliária em Poá, no Grupo Eron, em São Paulo, como Assistente Jurídico da Diretoria e, posteriormente, como um dos advogados responsáveis pelos negócios do Eron Brasília Hotel e da Itaquá Águas Minerais, onde ficou por 10 anos. Foi assistente técnico na Prefeitura de Poá e corregedor da Guarda Civil Municipal e logo em seguida, atuou como Diretor de Programas e Projetos do Condemat por dois anos.
É casado com a professora Alessandra e eles são pais de Rafael, 19, e Paula, 17. Juntos, adoram viajar e assistir filmes. Na cozinha, ele prefere uma alimentação mais saudável e se garante no Arroz Integral com Filé de Frango. Escorpiano, diz que é muito rigoroso com horários, e confessa que é ansioso. Pratica musculação em casa e conta que toda a família é ligada na música: ele no teclado, Rafael na guitarra e Alessandra e Paula no vocal.
Ao lado da esposa, ele, que também é compositor, se apresenta em eventos e igrejas. Seu estilo é clássico e, no trabalho, prefere ternos, mas no lazer, gosta da praticidade da camiseta branca. Sua cor é o azul e perfuma-se com Starwalker, da Montblanc. Recomenda a leitura do livro lançado nesta sexta e, na telinha, adora os filmes de De Volta para o Futuro. “Inclusive, quando viajamos para os EUA, fizemos questão de visitar os cenários do filme”, conta. Também nos Estados Unidos, ficou encantado com o pôr do sol de Key West, em Miami, mas não deixa de exaltar as belas praias brasileiras de Ilhabela-SP. Seu sonho de consumo é viajar mais e planeja escrever mais um livro, também direcionado ao Cyberbullying. Católico, devoto de São Bento, frequenta a Igreja Matriz de Poá. O filho de Paulo Roberto dos Anjos Duarte, 71, e Márcia Maria, 67, aprendeu com os pais a correr atrás dos seus sonhos. Na vida, acredita que precisamos plantar boas sementes. Sua frase é do Papa João Paulo XXI, “A violência jamais resolve os conflitos, nem sequer diminui suas consequências dramáticas”.