A Semana



Breve História do Alto Tietê – Poá

A história de Poá começou com a formação de um povoado em terras carmelitas. O antigo distrito de Poá, no município de Mogi das Cruzes, foi fundado em 1890 por Paulo Augusto de Miranda, Jorge Tomé, Narciso Socarini, Antônio Alves, José Boinm e João José de Godoi.

Poá, cuja denominação anterior era Vila Nossa Senhora de Lourdes, tornou-se distrito de paz pela Lei nº 1.674, de 3 de dezembro de 1919 e foi instalado no dia 17 de março de 1920. Foi elevada a município em 1948.

Sendo cortada pela estrada São Paulo/Rio, hoje conhecida por SP-66, Poá era chamado antigamente de “Apoã”, palavra tupi que quer dizer coisa erguida, cabeço elevado, também significando bola, globo, bala, e ainda fazia parte de Mogi das Cruzes como distrito. Na época, Apoã era um povoado pequeno com parada de tropeiros e outros viajantes.

Entre esses viajantes Dom Pedro, futuro imperador do Brasil. Outros viajantes que passaram por Poá, relataram haver em torno de Mogy certo surto agricultural e que contudo entorpercera naqueles momentos por falta de braços causadas pela partida das milícias paulistas para a Cisplatina e pela fuga de muitos homens de condições humildes, receosos de recrutamento.

Uma descrição do Pe. Eustáquio, missionário da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, nos mostra como era a região em 1935:

“[…] da estação modesta sai uma rua estreitinha cheia de um casario anacrônico, velhas casas dos tempos de antanho. E a vila se resume nessa rua incolor, despida de qualquer interesse, morta, sem nenhuma vivacidade […] Carros de boi passam lerdos transportando verduras dos sítios das redondezas. E lá no fim da ruela, numa elevação do terreno dominando toda a passagem recortada de morros azulados, ergue-se o templo de Poá Nossa Senhora de Lourdes”

A pobreza na região era grande. Não havia recursos para atendimento médico ou de qualquer outra natureza.

Em 11 de novembro de 1917, inaugurou-se a Capela de Nossa Senhora de Lourdes, em terreno doado por Sebastião Ferreira dos Santos (primeiro subdelegado de Poá), sendo elevada à categoria de Paróquia em 1935.

Além da Capela da Nossa Senhora de Lourdes, há uma capela dedicada a Santo Antonio com primeira missa realizada em 6 de junho de 1923.

A Fonte Áurea de Poá já era conhecida por seus poderes medicinais já na década de 40. Analisada por institutos especializados, confirmou-se seu alto teor radioativo, o que a tornava apropriada para banhos e para consumo. Assim, Poá fica conhecido e sua água é consumida dm todo o Brasil.

Fontes:

  • Prefeitura de Poá
  • Almanaque Alto Tietê – 1998
  • História de Poá – Luiz Carlos Nigri – 1986
  • O Tupi na Geografia Nacional – Teodoro Sampaio
  • https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/poa/historico
Rouxinol Mogi

Mogiano, é designer gráfico com trabalhos em vários jornais da região. Pesquisador da história de Mogi das Cruzes há quarenta anos. Recebeu vários prêmios: duas vezes o “Profissionais do Ano” e uma vez “Personalidades de Mogi e Região”, prêmios esses pela divulgação da história de Mogi. Lançou seu primeiro livro “Mogy Antiga”em 11 de dezembro de 2021 onde fala sobre as histórias, curiosidades e personagens da nossa cidade.

Comente abaixo