A Semana



Das páginas do impresso para o estúdio de podcast

Em plena pandemia, em junho de 2021, o jornal A Semana estreava seu primeiro episódio do podcast Pod.falar com a Redação. Apresentado pelas jornalistas Fabíola Pupo e Ana Garcia, o programa, transmitido ao vivo pelo canal do Youtube ATCAST, recebia na sua estreia o prefeito de Mogi, Caio Cunha. Desde então, o podcast vai ao ar a cada 15 dias, às segundas.

A superintendente do jornal, Fabíola Pupo, também tem seu próprio programa de entrevistas. Com o nome Pod.falar com Fabíola Pupo, o podcast, transmitido todas as quintas-feiras, já recebeu dezenas de entrevistados, dos mais diversos setores, para falar sobre negócios, saúde, cultura, moda e beleza.

Os programas fazem parte da estratégia do jornal em fortalecer sua presença digital. Felipe Palmeira, CEO da Artes Filmes, produtora do canal ATCAST, fala sobre a importância de um veículo de comunicação se destacar em várias frentes. “É fundamental um jornal enxergar além do óbvio. A relevância do perfil variado de convidados que participa dos programas agrega muito à audiência, humanizando o conteúdo e permitindo uma interação com o público”, diz.

O empresário destaca que, quando surgiu a ideia de criar um canal de podcasts, o jornal logo veio à sua memória. “Antes mesmo de iniciarmos o projeto, a Fabíola me recebeu no jornal e eu contei essa novidade. Eu disse que o A Semana tinha de estar em nosso canal. E o resultado está aí: o Pod.falar com a Redação permite que o público se informe além do que é publicado no jornal. E o programa da Fabíola é um show à parte. Vê-la de um modo mais descontraído, improvisando e batendo um papo como se não tivessem câmeras, me deixa muito feliz e satisfeito”, destaca Felipe.

O futuro do ATCAST

O ATCAST surgiu devido à alta demanda de produção de podcasts em canais no Youtube a nível mundial. Atenta, a Artes Filmes, que tem também como sócio Bruno Rodrigues, decidiu apostar no formato. “Resolvemos investir e montar um estúdio para atender a região, com qualidade e uma infraestrutura completa. Além disso, pensamos também em como unificar e concentrar diferentes tipos de perfis de público em um único canal”, explica.

Atualmente, o ATCAST conta com vários programas e a ideia é investir também em transmissões de conteúdos esportivos, principalmente o beach tennis. “E, claro, estar sempre atento às tendências e preparar a prancha para pegar novas ondas”, finaliza.

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo