Festividade segue até 24 de maio com programação na Catedral e quermesse no Mogilar

A 413ª edição da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes teve início oficial nesta quinta-feira (14), com a cerimônia de troca e apresentação das bandeiras na residência dos festeiros, na Vila Suíssa. Conduzida sob o tema “Divino Espírito Santo, fazei de nós mensageiros da vossa Paz”, a festividade mobiliza cerca de 4 mil voluntários e deve atrair aproximadamente 400 mil pessoas até o dia 24 de maio. O evento une celebrações religiosas centenárias a uma ampla programação social com foco em projetos assistenciais.
A abertura foi marcada pelo cortejo em direção à Prefeitura de Mogi das Cruzes, onde autoridades e o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, recepcionaram os devotos antes de seguirem para o Império, na Praça Coronel Benedito de Almeida. Após a bênção das bandeiras e do mastro, a Congada acompanhou o grupo até o Mogilar. A programação religiosa segue diariamente com a Novena na Catedral de Sant’Ana, às 19h, e as tradicionais Alvoradas, com saída às 5h do Império.
A Quermesse, instalada no Centro Municipal Integrado (CMI) no Mogilar, iniciou os atendimentos com mais de 130 pratos típicos distribuídos em 30 barracas de entidades locais. A estrutura conta com atrações culturais diárias, como o Cantinho da Viola e shows no palco principal. Toda a renda arrecadada é revertida para os projetos sociais das instituições participantes. A programação completa, incluindo a Entrada dos Palmitos no dia 23, está disponível nos canais oficiais da festividade.


