A Semana



Vereadora faz palestra na Etec sobre a importância da castração de animais

As lutas diárias e voluntárias travadas por Fernanda Moreno ao logo de sua vida e, em quase uma década, por meio da ONG FERA, têm sido cada vez mais um tema presente nas salas de aula de escolas de Mogi das Cruzes. Há algum tempo, a co-fundadora e principal mantenedora da instituição tem recebido convites para palestras em unidades educacionais das redes pública e particular, para falar sobre: bem-estar e de políticas públicas e proteção aos animais. Os pedidos se intensificaram e Fernanda visita às unidades para explanar sobre sua rotina como protetora dos animais.

Na manhã desta terça-feira (31), último do Mês dos Animais, Fernanda Moreno esteve na ETEc Presidente Vargas para ministrar palestra para 80 alunos de Administração e Mecatrônica.

Acompanhada de Mel, uma cachorrinha extremamente dócil – fruto de resgate e cuidados após atropelamento, Fernanda falou sobre a importância da castração para a qualidade de vida dos animais. “Além de evitar a superpopulação e prevenir o abandono, a castração, principalmente em fêmeas, ajuda a diminuir, consideravelmente, o surgimento de câncer na mama e/ou de útero das cachorrinhas”, explanou a co-fundadora da ONG FERA.

“A Mel é uma das provas vivas de que lutar por eles (animais), sempre vale a pena!”, reforçou Fernanda Moreno, que também é vereadora em segundo mandato na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes – a única que atua em favor das pessoas e dos animais.

“Muito produtivo e extremamente gratificante poder compartilhar com os jovens os desafios que enfrento diariamente”, comentou Fernanda Moreno.

“Foi uma palestra ótima, pois podemos esclarecer diversas dúvidas em relação à Causa Animal, além de compreender e presenciar o resultado de um resgate animal com o exemplo da cachorrinha Mel, que nos visitou”, disse a aluna Maria Eduarda Gusmão.

Histórico

A Frente pela Educação e Responsabilidade Animal (F.E.R.A) é uma Organização Não-Governamental (ONG) fundada no dia 06 de julho de 2014 por Fernanda Moreno, protetora e vereadora.

O principal objetivo da ONG FERA é promover o bem-estar dos animais e defender seus direitos, conscientizando a população quanto às suas responsabilidades e obrigações, promovendo ações educativas e orientativas sobre o respeito e o tratamento digno aos pets.

Ao longo dos anos, a Ong conseguiu assistir milhares de animais, com oferta de diversos serviços que vão desde o auxílio veterinário (consultas, exames, internações e até cirurgias complexas); além de encaminhar pouco mais de 500 cães e gatos para lares, sempre priorizando a adoção responsável, sendo todos os animais castrados e vacinados.

Durante o ano de 2020, por meio desta parceria, a Ong FERA promoveu pouco mais de 300 castrações. Em 2021, o índice dobrou para 600 castrações, uma média de 50 cirurgias por mês, o que permaneceu durante os anos de 2022 e 2023.

DOAÇÕES E PROJETOS SOCIAIS

Atualmente, existem cerca de 200 animais mantidos pela Ong FERA à espera de adoção. Esses cães e gatos são fruto de resgate de abandono, vítimas de atropelamento, maus-tratos e outras situações igualmente terríveis.

Todos eles são castrados, vacinados e necessitam de cuidados veterinários esporadicamente.
Para manter esses pets são gastos, em média, pouco mais de 500 quilos de ração por mês (entre cães e gatos), gerando um custo muito alto. Por se tratar de uma instituição sem fins lucrativos, grande parte dos recursos da FERA são provenientes de doações voluntárias, além da realização de campanhas permanentes de arrecadação.

Portanto, são permanentemente realizadas campanhas para arrecadação de fundos, doação de alimentos e utensílios para uso de cães e gatos mantidos pela entidade.

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo