A Semana



Motos barulhentas causam reclamações

As reclamações são generalizadas e acontecem a qualquer hora do dia, em bairros nobres e em regiões mais periféricas. O barulho de escapamentos desregulados de motos causam desconforto e denúncias pelos quatro cantos da cidade. Muitas vezes, o estampido é proposital: alguns condutores adulteram o item, que eleva a emissão de ruídos e também os danos ambientais.

E nem o medo de multa afeta esses motociclistas. E a autuação é pesada: o artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro, destaca que a condução de veículo com característica alterada é uma infração grave, com multa de R$195,23, desconto de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da retenção do veículo para o pátio para regularização como medida administrativa.

Motivo de incômodo para a maioria da população, as motos com escapamento modificado para fazer mais barulho podem até afetar a saúde de pessoas mais vulneráveis. Fabiana Argentino Knipel Nunes é cirurgiã-dentista especialista em pacientes com necessidades especiais e conta que já vivenciou situações com pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que são muito afetados pelos barulhos. “O meu consultório fica na região central de Mogi, já testemunhei como as crianças ficam quando passam estas motos acelerando, imediatamente elas levam as mãos aos ouvidos e ficam extremamente incomodadas”, conta.


Multas

De acordo com o Detran-SP, na cidade de Mogi das Cruzes, entre janeiro e maio deste ano, 47 multas foram aplicadas a infratores deste tipo. No mesmo período do ano passado, foram constatadas 64 infrações. Já em todo o ano de 2022, a autarquia contabilizou 118 infrações.

O órgão adianta que realiza constantemente ações de fiscalização de trânsito com o apoio da Polícia Militar em todas as regiões do estado de São Paulo. O Departamento de Trânsito segue também atuando incessantemente na conscientização dos condutores por meio de campanhas publicitárias e ações educativas, como o Clube do Bem-Te-Vi e Teatro de Fantoches, por exemplo, que são realizadas em parceria com a Polícia Militar. Com essas ações educativas, as crianças aprendem princípios básicos de segurança e convivência no trânsito.

Redação

Fundado em de maio de 1998, o jornal A Semana pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.

Comente abaixo