A Semana



Cidade lança programa voltado à reciclagem

A Secretaria de Meio Ambiente de Sunzano lançou nesta semana o programa “Prefeitura Coleta” e “Coleta nas Escolas”. O trabalho visa o incentivo à coleta seletiva nos prédios e escolas municipais de Suzano, por meio da implantação de Postos de Entrega Voluntária (PEVs). A iniciativa pioneira na cidade é realizada em parceria com o Rotary Club de Suzano, a Cooperativa de Trabalho em Reciclagem Unidos Venceremos (Univence), a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano e as secretarias municipais de Educação e de Administração.

O lançamento oficial ocorreu no Cineteatro Wilma Bentivegna, sendo prestigiado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi, que na ocasião assinou o decreto que regulamenta o programa e a criação da comissão interna de servidores empenhados no acompanhamento da iniciativa dentro da administração municipal. O principal objetivo é fomentar a coleta seletiva, dispondo de orientações e Postos de Entrega Voluntária (PEVs), que são estruturas especialmente projetadas para receber materiais recicláveis secos e limpos. Inicialmente, 14 escolas contarão com o equipamento. A expectativa é de que o trabalho possa avançar na cidade, especialmente na Educação suzanense.

A parceria para o trabalho intersetorial deve promover a capacitação dos educadores da rede e dos colaboradores da limpeza, para que a temática seja trabalhada com os alunos e para o devido recolhimento e destinação dos materiais. “É muito bom que as escolas participem desse projeto. É significativo trabalhar com esse programa porque faz parte de uma nova cultura, uma nova economia em um novo momento da história. Vivemos uma mudança de paradigmas. As crianças precisam enxergar, de fato, as possibilidades de reaproveitamento pensando com a cabeça do futuro”, explicou o secretário de Educação, Leandro Bassini.

Comente abaixo