O desafio da qualificação da mão de obra

Publicado em 26 09:55:39/04/2013

     

Instituições e escolas  investem na formação de profissionais para o mercado de trabalho

[caption id="attachment_7561" align="aligncenter" width="404"] Itamar: mercado está exigente. Ivan: quem tem qualificação consegue a vaga. Sakai: foco nos jovens. / Foto Ivan: Studio Evandro Maia[/caption]

Às vésperas de se comemorar mais um Dia do Trabalho, na próxima quarta-feira, dia 1º de maio, a cobrança por uma mão de obra qualificada é uma das principais preocupações de empregados e empregadores, especialmente entre os jovens. Em Mogi, várias instituições, projetos e incentivos se firmam no projeto de melhorar as oportunidades do profissional. O Senai e a Escola Técnica Mogiana (ETM) qualificam a mão de obra nos setores da economia de acordo com as necessidades que as empresas de Mogi e região têm de determinados perfis profissionais. “O mercado de trabalho do país todo exige cada vez mais pessoas com qualificação profissional e principalmente pessoas preparadas para enfrentar as tecnologias que estão surgindo, além de levar em conta a formação humana, a questão do comportamento e o comprometimento”, afirma Itamar Cruz, diretor do Senai de Mogi.

Para Ivan Melo, presidente da ETM, ”quem está à procura de emprego e tem qualificação conquista a sua vaga, assim, os cursos técnicos hoje em dia se firmam como uma boa opção para quem está saindo do ensino médio e está em busca de uma profissão”.

Jovens A formação dos jovens, incentivada pela Lei do Aprendiz, é o foco da Associação Mogiana Oficina dos Aprendizes (Amoa), que trabalha com a formação gratuita de adolescentes mogianos entre 15 e 16 anos, qualificando-os profissionalmente para, posteriormente, inseri-los no mercado de trabalho. Segundo o presidente da instituição. Sadao Sakai, ”esse investimento nos adolescentes é primordial, para que os mesmos consigam redefinir seus objetivos de vida, colocando um direcionamento em seus futuros como profissionais. Oferecer uma forma de qualificação profissional é sem dúvida, um grande avanço na vida, uma vez que, com os mercados de trabalhos cada vez mais competitivos, aqueles que estiverem com maiores condições e aptidões, estarão sempre à frente”.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados