Mulheres são vítimas de doenças cardíacas

Publicado em 22 11:00:27/03/2013

     

Combinação de cigarro, anticoncepcional e pressão alta é a grande causa do perigo, diz especialista

Os problemas cardíacos, até então muito frequentes em homens na faixa dos 50 anos, agora estão ganhando outra fatia da população: a feminina por volta dos 40 anos. De acordo com o cardiologista, pesquisador e professor do Incor/USP, Marcos Sleiman Molina, as mulheres atingidas por doenças cardiovasculares estão em ascensão a cada ano por causa, principalmente, do uso frequente do cigarro e de anticoncepcional mesclados à pressão alta.

Atualmente, essa é a doença que mais mata no mundo, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). Consequentemente, geramos maiores gastos aos cofres públicos. Na sequência, em segundo e terceiro lugares respectivamente, vêm as mortes por AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infecções pulmonares crônicas. Em 2011, 7,25 milhões de pessoas (12,8%) morreram do coração.

De acordo com o especialista, os motives são o tabagismo, o sobrepeso, a obesidade, o sedentarismo e a ingestão de substâncias tóxicas, não só de álcool e drogas, mas também de alimentos. “O resultado disso tudo você começa a ver com o aumento das taxas de colesterol e triglicérides, hipertensão arterial, diabetes, arritmias cardíacas e o efeito é dominó, até um infarto. ”Estresse, o ritmo acelerado de vida, envelhecimento da população e hereditariedade completam as causas.

Os principais sintomas de ataques cardíacos são desconforto no meio do peito, nos braços, no ombro esquerdo, na mandíbula ou nas costas, dificuldade para respirar, sensação de enjoo ou vômito, tonturas ou desmaios.

Molina explica que hábitos saudáveis podem diminuir as estatísticas. Ter uma dieta equilibrada, evitando o excesso de bebidas alcoólicas e de alimentos gordurosos, praticar atividade física regularmente, não fumar, ir ao medico periodicamente e controlar a pressão arterial e o colesterol são primordiais.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados