Mogi ganha sistema de descarte de remédios

Publicado em 12 06:21:04/04/2013

     

Prefeitura também criou mecanismo de entrega informatizada de medicamentos

[caption id="attachment_7516" align="aligncenter" width="600"] O secretário de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho, acompanhado da farmacêutica Aline Abib, explica como funciona o programa[/caption]

Para oferecer ainda mais segurança no atendimento aos usuários, a Prefeitura de Mogi das Cruzes está implantando dois importantes serviços na área de saúde: a Entrega Informatizada de Medicamentos e o Programa “Jogue Certo”, que garante o descarte correto de medicamentos sem utilização. As novas ações foram divulgadas pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho, e pelo adjunto Marcello Cusatis, na segunda-feira (8), em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. A Entrega Informatizada de Medicamentos é uma nova etapa do Sistema Integrado de Saúde (SIS) criada para a dispensação dos remédios via prontuário eletrônico do paciente. “A principal vantagem é oferecer maior segurança aos pacientes, porque permite rastrearmos os medicamentos dispensados em caso de necessidade, além da emissão de relatórios para um controle ainda mais rigoroso dos estoques”, explicou Cusatis.

Atualmente, 24 unidades de saúde já estão capacitadas para a entrega informatizada dos medicamentos. O sistema registra ao histórico do paciente, informações importantes como medicamentos dispensados e profissional médico.

Descarte com segurança

Já o Programa de Descarte Correto de Medicamentos será um serviço voltado para o recolhimento e a destinação correta de medicamentos vencidos ou sem uso pela população. “O objetivo é recolher estes produtos e dar o destino correto, que é a incineração, para evitar acidentes domésticos, contaminação do meio ambiente e outros problemas que podem ocorrer”, explicou o secretário. Na prática, qualquer cidadão poderá levar medicamentos vencidos ou sem uso para as farmácias de seis unidades de saúde, onde será preenchida uma ficha simples com informações sobre a origem do produto.

Unidades que realizam o descarte de medicamentos:

[box_light]

PA 24 horas Jundiapeba Rua Vereador Nito Sona, 1.745

PA 24 horas Jardim Universo Rua Dom Luís de Souza, 136

PA 24 horas Vila Suíssa Av. Ricieri José Marcatto, 310

Promeg - Secretaria Municipal de Saúde Rua Manuel de Oliveira, número 30 – Mogilar

Ambulatório de Saúde Mental Rua Coronel Souza Franco, 205 – Pq. Monte Líbano

Programa Municipal de DST/Aids (UAPS-2) Rua Fausta Duarte de Araújo, 412 – Jardim Santista

[/box_light]






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados