Exposição segue até dia 25

Publicado em 19 17:50:27/04/2013

     

Mostra conta a história da Congada Brasileira

[caption id="attachment_7649" align="aligncenter" width="600"] Prefeito Bertaiolli abriu a exposição e entregou 73 instrumentos[/caption]

Congadas, Moçambiques e Marujadas fazem parte da história e da cultura de Mogi e na tarde de segunda-feira (15) ganharam lugar de destaque no prédio sede da Prefeitura com a abertura da exposição “Congada Popular Brasileira – Tons e Sons da Fé”. O prefeito Marco Bertaiolli abriu a exposição e entregou 73 instrumentos a oito grupos mogianos. O evento faz parte do 1º Festival de Arte Popular do Alto Tietê, realizado pelo Ponto de Cultura Associação Nacional de Congadas, Marujadas e Moçambiques - Casa do Congado com apoio da Secretaria de Cultura. Foram investidos R$ 7,7 mil por meio do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural de Mogi das Cruzes, gerido pelo Comphap – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico.

O secretário de Cultura, Mateus Sartori, destacou que esta é a primeira entrega de instrumentos para os grupos. Uma segunda está prevista para maio. “A outra parcela terá caixas e instrumentos mais caros. Este incentivo é para que os jovens e as crianças de Mogi das Cruzes conheçam essa cultura, que apesar de tradicional não é tão popular”, disse.

A exposição, com curadoria do artista plástico Rui Longo, segue até o dia 25 e conta com vestimentas, adornos típicos e instrumentos tradicionais cedidos pelos grupos mogianos. Após este período, os materiais serão expostos durante a Festa do Divino.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados