Escolher bem um profissional pode evitar problemas em obras

Publicado em 15 08:45:22/03/2013

     

Projetos devem ser bem pensados para evitar irregularidades no imóveis

[caption id="attachment_6289" align="aligncenter" width="507"] Algumas alterações no imóvel precisam de autorização da prefeitur[/caption]

Reformar imóveis é o sonho de muita gente, mas sem dúvida é um trabalho complicado, quando surgem dúvidas sobre o que fazer, como fazer e o que efetivamente pode ser feito sem cometer nenhuma irregularidade.

Por isso, para evitar problemas que, com o passar do tempo, podem atingir proporções maiores, o ideal é recorrer sempre a um profissional da área que possa orientar todo o projeto da obra. Segundo Orlando Pozzani Jr., presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes, o proprietário do imóvel deve sempre recorrer a ajuda especializada e acompanhar todo o processo da reforma ou construção. “É fundamental escolher criteriosamente a mão de obra, utilizando sempre um engenheiro ou arquiteto para elaborar os projetos, a previsão de custos, cronograma e especificações de materiais. Fazer um contrato detalhado "amarrando" a responsabilidade deste profissional é o ideal”, aconselha.

.

Cuidados

[caption id="attachment_6288" align="alignleft" width="225"] Pozzani: Profissional deve ter a responsabilidade pela obra[/caption]  

Quando a reforma interferir na estrutura da imóvel ou alterar a área construída, a prefeitura deve ser informada para que se obtenha uma autorização. O proprietário deve apresentar o projeto na Secretaria Municipal de Planejamento, juntamente com um responsável técnico pela obra, para obter a autorização e o reajuste no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) - se a obra mudar o tamanho da área construída, o IPTU deve ser recalculado, já que cada metro quadrado do terreno equivale a um valor.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2021 Copyright - Todos os direitos reservados