E que venham os recursos

Publicado em 12 20:02:58/04/2013

     

Com a publicação do acórdão do processo do mensalão prevista para ocorrer até esta sexta-feira, dia 12 de abril, começa a contagem regressiva para que os advogados dos 25 condenados apresentem os recursos previstos por lei, que deverão estar nas mãos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) cinco dias após a publicação do acórdão. É o início do fim do processo que manchou para sempre a história da política brasileira.

Mas, apesar de ser um passo em direção ao fim, este ainda deverá demorar um tempo até acontecer. Só após a análise de todos os recursos é que poderão ser aplicadas as penas.

Quem não tem esperança na Justiça brasileira fala que até é possível que algumas condenações sejam revertidas. Isso porque os condenados que tiveram pelo menos quatro votos favoráveis em um dos crimes de que foram acusados podem questionar pontos específicos da decisão – 12 dos 25 condenados estão nesta situação, dentre eles, o braço direito na época do ex-presidente Lula, José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério e João Paulo Cunha. Portanto, quem festejou a condenação dos nomes fortes do processo terá de guardar os rojões mais um tempo, já que, a efetiva prisão dos mensaleiros depende da análise de todos os recursos que ainda serão apresentados.

No entanto, esta não é a hora de desacreditar na Justiça brasileira. O primeiro grande passo já foi dado com a condenação da maioria dos acusados, mesmo com as “intrigas da oposição” que atribuíam à Imprensa brasileira a culpa de todo o processo, como se ele tivesse sido inventado. A verdade é que o mensalão, sim, aconteceu, e que dinheiro público foi desviado para favorecer de forma ilícita o governo do PT, aliando de uma forma covarde políticos e empresários endinheirados. Resta então esperar que a Justiça seja de fato feita, que os recursos sejam analisados como manda a lei, mas que a verdade e o respeito pelo povo brasileiro sempre prevaleça.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados