Vacinação contra a gripe é prorrogada até 31 de agosto

Publicado em 28/07/2020

     

O Ministério da Saúde anunciou a prorrogação da Campanha de Vacinação Contra a Gripe até o dia 31 de agosto. Em Mogi das Cruzes, a Secretaria Municipal de Saúde segue imunizando qualquer pessoa que tiver interesse, pertencente ou não aos grupos prioritários. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, em todos os postos de saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família.

Em todo o país, o grupo com menor cobertura vacinal tem sido o das mães no período pós-parto, seguidas das gestantes e das crianças. As crianças fazem parte do grupo de risco porque estão em desenvolvimento e o seu sistema imunológico encontra-se em formação. Já as mulheres grávidas e mães no pós-parto ficam com o sistema imunológico enfraquecido, em razão das alterações hormonais e das mudanças no corpo. 

A baixa procura tem ocorrido por conta do temor da população de ir às salas de vacinação durante a pandemia. Pensando nisso, as unidades estão tomando uma série de cuidados para reduzir os riscos de contaminação, com espaços sanitizados, servidores de saúde utilizam toda paramentação adequada, distanciamento nas salas de espera e entrada controlada para evitar aglomeração. Em algumas unidades, a vacina é aplicada do lado de fora. 

A população também pode tomar alguns cuidados, como procurar a UBS mais próxima da residência para evitar transporte público, manter o distanciamento de dois metros das outras pessoas, evitar tocar em superfícies e, caso o faça, lavar as mãos ou usar álcool em gel. O uso de máscara é obrigatório em toda a cidade.

A vacina disponível não tem eficácia contra o novo coronavírus, apenas contra a gripe, causada pelos vírus Influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B, mas a vacinação protege a população, evitando complicações de saúde. Ajuda, ainda, a reduzir o número de doentes que procuram por Unidades Básicas de Saúde e Hospitais, já bastante demandados por conta da pandemia da Covid-19.

Em Mogi, foram aplicadas 161.588 doses contra a gripe, até o momento, das quais 35.539 doses na população geral que não pertence aos grupos contemplados. 






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados