Mogi inicia Campanha Novembro Mais Azul para prevenção do câncer de próstata

Publicado em 06/11/2020

     

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a Campanha Novembro Mais Azul para o combate, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os homens com idade entre 45 e 70 anos podem comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para solicitar o agendamento para realização do exame de PSA (exame de sangue). 

O exame está disponível para homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista, nem tenham realizado esse procedimento diagnóstico nos últimos doze meses. Em caso de alteração no resultado do exame, o paciente será encaminhado pela própria Secretaria de Saúde para um urologista, onde dará sequência aos procedimentos necessários.  

Em 2019, a Campanha Novembro Mais Azul, registrou 2.322 exames de PSA. Do total realizado, 324 apresentaram alterações e foram encaminhados para o especialista médico. 

Além dos exames, os homens também terão acesso às informações por meio de rodas de conversa em salas de espera, respeitando o distanciamento social e cumprindo com os protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde. Com o bate-papo, as unidades esperam combater não só a doença, mas também os preconceitos que envolvem a saúde do homem. Os interessados também podem esclarecer suas dúvidas pelo telefone 160.

 

Pandemia

Um levantamento realizado no HCor aponta que quatro em cada 10 homens deixaram de lado sua consulta com o urologista desde o início da pandemia. A análise compara dados de março a setembro de 2019 com o mesmo período deste ano.

A redução significativa nos consultórios urológicos da instituição foi acompanhada pela queda na realização da coleta do PSA (antígeno prostático específico), um dos exames solicitados para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados