Higiene bucal na quarentena

Publicado em 26/06/2020

     

Diante da pandemia do novo coronavírus, uma das maiores preocupações é cuidar da higiene, principalmente das mãos. Mas a higiene bucal também deve ser intensificada, já que uma das portas principais de entrada do vírus é a boca. 

Manter uma boa higiene bucal é também uma importante forma de prevenção de doenças nesta pandemia. Com quase 100 dias de isolamento social e a recomendação das autoridades de saúde e de órgãos de vigilância sanitária dos estados de só procurar atendimento odontológico em caso de urgência/emergência, o ideal é manter uma rotina regrada quando o assunto é higiene bucal.

A cirurgiã-dentista Tayná Caroline Silva explica que a higiene bucal diária é essencial para evitar o surgimento de cárie, gengivite e mau hálito, além de problemas mais graves. “A escovação deve ser feita ao acordar, depois das refeições e antes de dormir. Deve ser usada uma escova de cerdas macias, creme dental com flúor e fio dental”, adianta.

Quando ir ao dentista?

Em tempos de pandemia, as visitas ao dentista para procedimentos eletivos devem ser adiadas por precaução. No entanto, há casos de emergência em que a ida ao consultório é necessária.  “Sangramentos não controlados, inflamações ou infecções bacterianas, dor aguda, traumatismos ou ajuste e reparo de próteses removíveis que estejam causando dor ou comprometendo a mastigação são alguns dos casos tidos como urgentes que requerem uma ida ao dentista”, explica Tayná. 

 

Atendimento de urgência/emergência

 A profissional atende no consultório odontológico Dr. Fabrício Neves e explica que o espaço está atendendo pacientes em situação de urgência e emergência. Os procedimentos de higiene, que já eram habituais antes da quarentena, são constantemente reforçados. Os dentistas usam EPI (equipamento de proteção individual) completo, jaleco descartável por cima do convencional, máscara N95, máscaras descartáveis e face shield. “É realizada a assepsia do consultório depois de cada paciente e as consultas são agendadas com intervalo de uma hora para que não haja encontro de pacientes na recepção”.

 

Consultório Odontológico Dr Fabrício Neves

Rua Prof. João Cardoso Pereira, 34 – 2º andar, sala 6 – Pq. Monte Líbano

Dra Tayná Caroline

Tels: 97179-1281/ 3458-9851






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados