Clínica odontológica da UMC retoma atendimentos à população

Publicado em 10/05/2021

     

Alunos do último ano do curso de Odontologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) retomaram os atendimentos clínicos presenciais. As consultas precisam ser agendadas, exclusivamente por telefone e são realizadas em alguns dias na semana, de acordo com as necessidades de cada paciente. As vagas são para crianças, adultos e idosos e, vão surgindo de acordo com a conclusão dos atendimentos.

A coordenadora do curso, Tatiana Mello, reforça que a prioridade é atender aqueles pacientes que tiveram o tratamento suspenso no período mais restrito do Plano São Paulo. “Nesses casos, os alunos já estão fazendo contato e realizando o atendimento pelo telemonitoramento, que foi instituído pelo Conselho Federal de Odontologia. Dessa forma, fica garantido o acompanhamento à distância dos pacientes que já estão em tratamento. Além disso, é feita a teleorientação para saber o estado de saúde do paciente. Ele responde a um questionário e o aluno, sob supervisão do professor, avalia a necessidade e possibilidade do atendimento presencial, garantindo a proteção e a manutenção da saúde de todos. Há pacientes que precisam fazer canal, extração, restauração, tudo isso nós atendemos aqui. Também temos alunos focados na odontopediatria e aparelho móvel para crianças”, esclarece.

Quando os tratamentos são finalizados, abrem-se novas vagas, no entanto, a coordenadora explica que, por enquanto, não é possível determinar o número. “Por causa da pandemia, estamos atendendo com capacidade reduzida e cada caso termina de ser atendido em um tempo. Não surgem todas as vagas de uma vez, por isso, a gente pede para as pessoas irem ligando para que sejam incluídas em fila de espera para atendimento”, explica.

As consultas são supervisionadas pelos professores. “Além de ser uma ação social, o atendimento clínico é muito importante para que os alunos apliquem na prática o que aprendem na sala de aula”, finaliza.

Para mais informações sobre a abertura de novas vagas o telefone é o 4798-7139.

 

Psicologia

O serviço-escola de Psicologia também voltou a atender nessa semana, quando os alunos da área de Saúde retornaram às atividades presenciais. Os atendimentos ao público são feitos por estudantes que estão no sétimo período em diante, supervisionados por professores. Por causa da pandemia, eles estavam suspensos há dois meses.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, Ana Cristina Arzabe, está sendo feito contato via telefone com os pacientes que já estavam em tratamento e novos casos também serão agendados. “Os atendimentos serão presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança por causa da Covid-19. Nesse primeiro momento, serão destinados às crianças, adolescentes e adultos, já que os idosos fazem parte do grupo de risco nessa pandemia”, explica.

O número de vagas varia de acordo com o número de alunos. “Temos aproximadamente 100 vagas, distribuídas pelo público-alvo. Os atendimentos ocorrem semanalmente com duração de 50 minutos. Nossos pacientes são atendidos com dia e horário fixos”, esclarece a coordenadora.

Esses atendimentos são gratuitos e fazem parte dos estágios obrigatórios do curso de psicologia. “Eles têm a função de contribuir com o desenvolvimento profissional, social, cultural e ético do educando ao possibilitar o vínculo entre e conhecimento acadêmico e o conhecimento profissional”, finaliza Ana Cristina.

De acordo com a coordenadora, outro tipo de atendimento oferecido pelos alunos à sociedade é o de orientação profissional. “Ele é direcionado aos estudantes que cursam a partir do 2º ano do Ensino Médio, público ou privado, que queiram ajuda para definir a profissão que irão seguir. Esse processo se dará em até 6 semanas, com um atendimento semanal com duração de 50 minutos”, finaliza.

Os atendimentos são gratuitos. Os dois tipos de agendamento podem ser feitos de segunda a sexta, das 8h às 21h, exclusivamente pelo telefone 4798-7133.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 9850.4458

© 2021 Copyright - Todos os direitos reservados