Câmara quer facilitar vida de pacientes com fibromialgia

Publicado em 29/11/2019

     

Foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária de terça-feira (26), a Moção 92/2019, de autoria do vereador Marcos Furlan (DEM), que apela ao Governo do Estado para que facilite o acesso aos medicamentos para os pacientes que sofrem de fibromialgia.

Na justificativa do projeto, Furlan argumenta que a síndrome causa fortes dores nos pacientes, principalmente nas mulheres. Além disso, os pacientes também sofrem com insônia e depressão. O parlamentar pede que a dispensa tenha acesso facilitado por meio de programas públicos já existentes.

“Essa moção visa que os pacientes com fibromialgia não tenham que passar por tantos especialistas para adquirir o medicamento. Que eles tenham acesso mais fácil. Agradeço a todos pela aprovação unânime”, explicou Furlan.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados