Deputada quer combater evasão escolar

Publicado em 20/02/2020

     

Nesta semana, a deputada estadual Alessandra Monteiro colocou em pauta a sua maior bandeira: o combate à evasão escolar na rede pública de ensino.

Através de um requerimento enviado ao secretário de educação do estado, Rossiele Soares da Silva, a deputada solicitou dados oficiais sobre as medidas que estão sendo tomadas para combater o abandono escolar .

“Não é claro quais são os programas existentes no estado hoje. Não basta dizer para o aluno que é importante ir para a escola e terminar o ensino médio. Trata-se de expectativa de vida do aluno a decisão sobre desistir da escola. Estamos lidando aqui com a necessidade de muitos jovens que trabalham para ajudar a família a se sustentar, situação que muitas vezes obriga a esse jovem a se ausentar do ambiente escolar”, disse Alessandra.

Em 2018, segundo os dados do Censo Escolar, 3,8% dos alunos do ensino médio da rede do estado de São Paulo abandonaram a escola. Esse número representa cerca de 50 mil estudantes, um número substancial. 

Evidências apontam que as pessoas que concluíram o ensino médio, quando comparadas com pessoas que não concluíram, possuem renda maior, melhores condições de saúde e menores chances de se envolverem com criminalidade. “A renda mensal média de uma pessoa que terminou o ensino médio é de R$ 1727,00. Já para quem só tem o ensino fundamental completo é de R$ 1409,00 (dados do PNAD/IBGE de 2017). Imagina os desafios de alguém que não concluiu a educação básica?”, finalizou a deputada.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados