Retorno às aulas: estamos no momento certo para o retorno das aulas presenciais?

Publicado em 01/10/2020

     

Por Everton Cardoso França

O setor que promove o desenvolvimento intelectual, social e pessoal é a educação. Ela está presente na vida de toda pessoa desde a sua primeira geração. Educação é comunicação, interação, compartilhamento de experiências, educação é oportunidade, educação só cresce quando há educação e, isso nós devemos cuidado. Hoje o Brasil vive a pandemia da Covid-19, não vencemos este vírus. Segundo estudo feito pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é considerado um dos países que o investimento por aluno está abaixo da média dos países desenvolvidos.

Outra pesquisa realizada no Brasil avaliou que, para readequarmos as escolas para o retorno das aulas presenciais, o investimento a ser feito deve ser em torno de R$ 270 milhões ao Estado. Mas vale lembrar determinadas situações. Antes da pandemia, vivíamos dentro dos ambientes escolares com todos os recursos básicos disponíveis, como papel higiênico e água? Nós não vivemos em uma situação favorável para este retorno, dado que os investimentos para isso não estão ao alcance das instituições, sejam elas privadas, municipais ou públicas. A reorganização de todo o sistema escolar não foi feito e estruturado com solidez para efetivarmos este retorno, já que não há certezas em como será feito o transporte dos estudantes, o controle destes no ambiente escolar, se precisar realizar testes não sabe se terá disponibilidade, portanto vivemos um período totalmente desestruturado para avanço das aulas presenciais.

 A educação vive de extremo desafio em sua reconstrução, mas o instante para que haja o diálogo intersetorial é agora, no que tange além do setor de educação, mas também nas questões de saúde, assistência social e conselhos tutelares. O diálogo entre estes permitirá traçar cenários preparados para a volta às aulas presenciais em 2021.

 Everton Cardoso França é diretor e fundador da startup EducaTon (www.soueducaton.com.br)

 






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados