Onde eu tou? Para onde eu vou?
Publicado em 30/10/2020
por Everton Cardoso França
Pensar no avanço da educação por meio das ferramentas digitais já era discutido desde a década de 90, considerando ainda que no início do século XXI já tínhamos este modelo de ensino sendo empregado em algumas regiões brasileiras. Entretanto, interagir educação com tecnologia devemos refletir a primeira premissa que a informação carrega consigo, sendo a premissa da acessibilidade, ou seja, permitir que a educação se estabeleça como meio de apresentar a informação a todas as pessoas.
E, um dos fatores primordiais para o desenvolvimento educativo das pessoas é este, como fazer para que todos tenham acesso ao ensino nos próximos dias, meses e anos? Com tantos conceitos apresentados, como por exemplo, o Ensino Híbrido, Ensino Remoto, Ensino à Distância, Ensino Não Presencial, Ensino On-line, considerados como os novos caminhos que a educação passará que não temos ainda acesso por toda a população.
Afirmando que, sem acesso não haverá conhecimento e sem conhecimento não construiremos cidadãos críticos, com perspectivas, sonhos e capazes de mudar sua vida. Os passos a tomar nesta reestruturação é partir da Acessibilidade de TODOS.
No Rio Grande do Norte, temos municípios que levam a educação aos seus estudantes através do Rádio.
Em Mogi das Cruzes, nós do EducaTon contactamos empresas próximas a regiões rurais potencializando nos valores destas empresas a questão do ensino para a população e o que se tem feito é, estudantes destas regiões rurais caminham até estas empresas e no entorno destas os estudantes encontram banquinhos. Ali elas se sentam e utilizando da rede wifi da empresa, baixam os materiais que os professores as encaminham e retornam para casa onde estudam.
Considerando que, os estudantes nos quais não têm o dispositivo móvel estas empresas têm feito campanhas, no qual seus funcionários que têm em casa celulares inutilizáveis, eles levam até a empresa este celular para que possam dar aos estudantes e assim ser reutilizado. É deste ponto que realmente a mudança começa a acontecer. Portanto, a educação deve ter sua transformação no eixo do Acesso, para daí elevarmos as habilidades dos professores, por meio do Despertar e do Ensinar, e então impactarmos firmemente nossos estudantes e suas famílias.
Everton Cardoso França é diretor e fundador da startup EducaTon (www.soueducaton.com.br)
Notícias Relacionadas
Ed. 1169, por Nabukodonosor Pimenta
Atendimento por Whatsapp o vereador Bi Gêmeos criou um canal de comunicação...
Os fura-fila da vacina
Há coisas em que a gente só acredita vendo. Enquanto as vacinas contra o...
Hey, se liga nessa, professor!
Por equipe Educaton Você se recorda dos dias em que ainda era criança e dizia...
Educaton está com caras novas
Escrito por Educaton Em 2020 nos tornamos a segunda maior startup de educação do...
Edição 1163
Fla x Flu mogiano I O primeiro debate entre Marcus Melo (PSDB) e Caio Cunha (PODE), que...
Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290