Milhões sem emprego

Publicado em 16/08/2019

     

O número de brasileiros buscando uma vaga há mais de dois anos nunca foi tão alto. O desemprego de longa duração atinge mais de três milhões de pessoas. Isso significa que um em cada quatro desempregados no Brasil procura emprego há mais de dois anos e não consegue.

A situação reflete a longa crise econômica que se abateu sobre o país, o que tem dificultado a reinserção no mercado de trabalho. Então, o que o cidadão que não consegue emprego tem de fazer? Se virar nos 30. Muitos se tornam autônomos, fazem bicos, arrumam alguma coisa para vender e torcem para a fiscalização não pegar no flagra e levar a mercadoria. Do outro lado, temos os empresários, que parecem aguardar a Reforma da Previdência para fazer contas à vida e, quem sabe, retomar as contratações. 

A recente aprovação da Medida Provisória da Liberdade Econômica muda a vida tanto dos empresários como dos trabalhadores. Se por um lado facilita a abertura de empresas, por outro, traz polêmica com a permissão de trabalho, em qualquer atividade econômica, aos domingos e feriados, mudando ainda as regras das horas extras.  

O desemprego cresce porque as empresas não abrem novos postos de trabalho. Mas também falta gente qualificada para as vagas existentes. E assim entramos em um ciclo, onde quem quer trabalhar parece não ser suficientemente qualificado.

Vamos ver como vai ser daqui para a frente.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados