Esgotamento Emocional X Produtividade na era do Novo Normal

Publicado em 04/06/2020

     

por Priscila Guskuma

 

Muitas pessoas neste momento estão vivendo com os nervos à flor da pele! O ritmo acelerado dos últimos anos já era motivo de preocupação, no entanto, ela foi drasticamente impactada com a chegada da pandemia nos últimos meses. A necessidade de readequar e alterar por completo comportamento de anos, tanto no âmbito profissional como pessoal, gerou um misto de emoções (estresse, medo, ansiedade e desconforto), que muitas vezes, destravam pensamentos negativos que automaticamente acabam impactando nos comportamentos das pessoas. 

Alguns estão completamente paralisados por não saber o que fazer, outros até começam a fazer algo diferente, mas não conseguem ter disciplina e foco para continuar, vivendo na incerteza do que será o amanhã. Tudo isso gera um grande desgaste mental, emocional e físico, por isso, nunca foi tão oportuno como agora falar sobre inteligência emocional, que nada mais é reconhecer as emoções e saber gerenciá-las aponto que não abale o seu cotidiano.

Nesse momento as pessoas que estão confinadas precisam cuidar de si em primeiro lugar para depois cuidar de seus familiares, evitando assim brigas e desentendimentos, cada vez mais comuns,já que as pessoas passaram a conviver muito mais tempo juntas tendo que administrar a vida pessoal e profissional. Muitos não sabem por onde começar, se eu pudesse deixar um única dica para você que sente esse esgotamento emocional nesse momento diria: Assuma a responsabilidade pelo seus comportamentos. Existem coisas que você não pode mudar, não é o que acontece que muda sua vida, mas sim como você age ao que te acontece.

Mesmo diante de tantos desafios existem milhares de pessoas se reinventando e criando grandes oportunidadesnesse momento aproveitando para resignificar algumas áreas de suas vidas, recomeçar outras, experimentar coisas novas, aprender, se cuidar, valorizar pequenas coisas que passavam despercebidas, etc.

Um dos maiores desafios tem sido justamente se manter produtivo. Com a adesão em massa do trabalho de casa muitas pessoas tiveram que se adaptar a uma rotina totalmente nova que oferece distração o tempo inteiro, com inúmeras ferramentas online, aplicativos e aparelhos eletrônicos.Mas porque será que nesse período de quarentena as pessoas estão trabalhando mais e produzindo menos? Vários fatores contribuem para isso como perder muitas horas em redes sociais, reuniões online sem pauta, falta de um planejamento claro e definido, estar no mesmo ambiente trabalhando e convivendo mais tempo com familiares e com a rotina doméstica não contribui para o foco das atividades do trabalho.

Então estabeleça metas, o seu planejamento precisa ser para alcançar essas metas em várias áreas da sua vida, profissional, saúde, lazer, financeira, relacionamentos, bem estar.  Busque alcançar seus resultados todos os dias, mantenha o seu foco e a sua produtividade buscando o equilíbrio entre vida pessoal e a vida profissional já que esse é o novo normal.Pergunte-se todos os dias se os seus comportamentos te aproximaram ou te afastaram de quem você quer se tornar, tenha auto responsabilidade sobre o que você faz pois são os seus comportamentos de seus hábitos que estão gerando os seus resultados, aprenda a respeitar o seu tempo pois só assim as outras pessoas também respeitarão.

Veja o quadro da produtividade e aplique na sua vida.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2021 Copyright - Todos os direitos reservados