O Mercadão

Publicado em 10/01/2020

     

Segundo Isaac Grinberg em seu livro História de Mogi das Cruzes, o Mercadão de Mogi surgiu em 1858 no Largo da Matriz onde hoje se encontra a Escola Estadual Coronel Almeida.

Nessa época não existiam supermercados como hoje, por isso a ideia de centro de compras no centro da cidade onde pudesse ser vendido de tudo um pouco foi totalmente aceita pelos mogianos.

Entre 1892 e 1912 a cidade ganha um novo mercadão que foi construído na Rua Cel. Souza Franco. Em 1960 foi demolido para dar lugar em 1º de setembro de 1965, quando foi inaugurado o novo prédio, que esta até os dias de hoje. 

O Mercadão também funcionou por um tempo no Largo 1º de Setembro, a transferência aconteceu para que as obras de reforma do prédio original pudessem terminar sem transtornos. Ainda, segundo os jornais da época a expectativa para que se terminasse a reforma do prédio eram muito grandes.

Frutas, verduras, legumes, massas, queijos, carnes, cereais, frios, fumo de corda, utensílio domésticos, roupas, ferramentas, brinquedos, restaurantes, e os melhores pastéis de feira da cidade fazem parte dos produtos disponíveis no Mercadão de Mogi, ou, no Mercado Municipal de Mogi das Cruzes.

Muito dos comércios instalados no Mercadão são passados de pai para filho o que, provavelmente hoje será passado para os netos.

  

Fontes:

Livro:

- História de Mogi das Cruzes – Isaac Grinberg – 1961

- Encarte Especial Comemorativo Diário dos 450 – 2010

- Internet:

-https://mercadomunicipaldemogidascruzes.com/mercado-municipal-de-mogi-das-cruzes-o-mercadao-6/

Foto:

- Antigo Mercadão em foto de João Baptista Fittipaldi






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados