Mogianos na 2ª Grande Guerra

Publicado em 26/06/2020

     

por Rosival dos Santos

 

A 2ª Grande Guerra teve início em 1º de setembro de 1939 com o ataque da Alemanha a Polônia e o revide dois dias depois da Grã-Bretanha e da França.

Mogi acompanhava com apreensão, pelos jornais e rádios a progressão da guerra. Em janeiro de 1942, o governo brasileiro rompeu relações com a Alemanha, Itália e Japão.

Em março do mesmo ano com o afundamento pelas potências do Eixo do navio mercante brasileiro Cayrú no mar das Caraíbas, Mogi é diretamente atingida, morreu o mogiano José Sótero da Conceição, rádio-telegrafista de bordo.

Nessa época, a Delegacia de Polícia local  realizava o registro de estrangeiros residentes na cidade com intensa vigilância em torno de alemães, italianos  e japoneses as vezes com excesso reprovável onde se  apreendiam rádios, transmissores, binóculos, armas e livros. Mogi, inclusive já começava a sofrer racionamentos de açúcar, sal, farinha de trigo e consequentemente de pão.

Em 16 de julho de 1944 nossos pracinhas desembarcavam na Itália.  Em novembro do mesmo ano, o sargento mogiano Onofre Rodrigues de Aguiar foi promovido a 2º Tenente por ato de heroísmo a frente  de combate.

Os pracinhas mogianos participaram ativamente da guerra na Itália e com o fim da guerra em 1945, voltaram como heróis ao Brasil sendo recebidos na cidade com grande festa. Dentre esses heróis, seis tinham sucumbido: Américo Rodrigues, Hamilton Silva e Costa, Otto Unger, Francisco Franco, Antonio Castilho Gualda (do distrito de Sabaúna e Jamil Daglia (do ainda distrito de Suzano.

Em 10 de fevereiro de 1946, a prefeitura inaugurou, no jardim da Praça Oswaldo Cruz, o Monumento aos Expedicionários.

Em Mogi ainda temos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) vivos comoMiled Cury Andere, de 99 anos e Paulo Pereira de Carvalho, de 99 anos.

Em 18 de outubro de 2019 eles receberam, o Título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.

Fontes:

Internet:

- https://www.asemana.com.br/noticia/cidades/ex-combatentes-receberao-titulo--de-honra-ao-merito

Livros:

- Mogi das Cruzes do Meu Tempo – Isaac Grinberg – 1993

Foto:

- Srs. Miled Cury e Paulo Pereira de Carvalho recebendo o Título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes (Divulgação)

 






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados