Mogi há 100 anos

Publicado em 21/08/2020

     

por Rosival dos Santos

 

Não tem como negar que Mogi das Cruzes cresceu, e como!!! Hoje vemos uma cidade pujante, mas com os problemas de cidade grande: congestionamento em grande escala na José Bonifácio, Ricardo Vilela, Olegário Paiva e outras. Ruas estreitas que é a cara da cidade há 100 anos. E como era Mogi dez décadas atrás?

Mogi começa 1920 com a criação dos cartórios de Registro Civil de Poá e de Sabaúna. Em 6 de janeiro coloca-se as placas com o nomes do Dr. Deodato Whertheimer na antiga Rua do Mercado, do Cel. Souza Franco na Rua Municipal e do Cel. Moreira da Glória na Rua Belém. No mesmo dia é criado o “Lyceu de Artes e Ofícios e cursos anexos de Mogy das Cruzes” na rua Senador Dantas e no dia 28 é denominada como Praça Monsenhor Nuno Paiva ao Largo do Carmo. Neste mês ainda começa a construção da estrada entre Mogi a Salesópolis.

Em 15 de janeiro a Câmara de Mogi elege as novas autoridades municipais: Prefeito: Dr. Deodato Wertheimer, Vice: Francisco Afonso de Mello, Presidente da Câmara: Manuel Alves dos Anjos, Vice: Francisco José de Almeida e vereadores: Benedito do Camargo Franco, Paulino de Almeida Freire, Isidoro Boucault e Antonio Ferreira de Souza

No mês de abril o prefeito Deodato Wertheimer interrompe a concessão  feita a Otávio Leal Pacheco para a construção de uma linha de bondes em Mogi, por falta  de cumprimento de contrato.

Inaugura-se em Maio, o novo distrito de Suzano. Em setembro, morre o Cel. Almeida com 73 anos e pela primeira vez os mogianos assistem a uma partida de “Basketball” entre duas equipes locais de moças. Jogam os times Vermelho e Verde no campo do União.

Funda-se neste ano a Associação Comercial e Industrial de Mogi das Cruzes tendo com seus primeiros diretores o Sr. Emilio Navajas (presidente), Júlio Aragão (vice), Frederico Straub (1º Secretário), Angelo Pereira Passos (2º Secretário), José Barroso (Tesoureiro) e Adelino Torquato (Procurador).

O que diria e como se sentiria se os mogianos da década de 1920 pudessem ver a Mogi de 2020? Com certeza, eles não acreditariam...

Fontes:

Livros:

- História de Mogi das Cruzes – Isaac Grinberg – 1961

Foto:

Rua Dr. Deodato em 1929






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados