Minas de ouro em Mogi das Cruzes

Publicado em 18/09/2020

     

Por Rosival dos Santos

Conversando com o amigo Roberto Martinho de Oliveira de Taiaçupeba, ele me disse a certa altura que as primeiras minas de ouro encontradas no Brasil foi em São Paulo e consequentemente aqui em Mogi das Cruzes. Eu, para falar a verdade, não sabia disso, foi uma surpresa. Para mim, Mogi sempre foi ponto de acesso para as rotas auríferas, não que aqui existissem essas minas.

Mais de um século antes do ciclo de ouro em Minas Gerais, já se garimpava na base do Pico de Jaraguá e nas área próximas como Guarulhos, Itapecerica da Serra, Mogi das Cruzes e Embu-Guaçu, além da própria capital.

Na região do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, havia um grande garimpo que funcionou até o século 19. Em Iguape, no sul do Estado de São Paulo, a atividade mineradora era enorme, tanto, que havia até casa de fundição.

Em 1562, o fundador da vila de Santos, Brás Cubas, também citou a existência de ouro no vilarejo de Piratininga. Os primeiros exploradores do ouro do Jaraguá teriam sido o português Afonso Sardinha, o Velho, e seu filho, Afonso Sardinha, o Moço. Eles começaram a extrair as jazidas nos arredores da atual cidade de São Paulo e na Serra da Mantiqueira por volta de 1580.

Já em Mogi das Cruzes foram descobertas minas de ouro às margens do rio Taiaçupeba e de seus afluentes, sendo que por isso, muitos povoadores passaram a residir nessa região sendo concedida as primeiras sesmarias a Santos Martins em 1723 e Manuel da Costa Lima em 1726.

Devido a abundância do ouro, Taiaçupeba cresceu com novos moradores, entre eles, Antonio Francisco Baruel que em 1770 adquiriu uma fazenda, tornando-se líder local. Os moradores da fazenda Baruel estenderam-se pelas planícies a esquerda do rio, no local conhecido por Campos de Maria-Ambawa ou Mirambava que em 1873 foram cortadas pela Estrada de Ferro São Paulo-Rio. Daí, mais tarde surgiu a hoje cidade de Suzano, que até em 1948 pertencia ao município de Mogi!

 

Fontes:

- Livro: As Minas de Ouro e a Formação das Capitanias do Sul, Nilton Goulart Reis – 2013

- Sites Internet

Foto:

- Mapa de ocorrência de minas de ouro nos arredores da capital paulista

 

 






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados